Óleo de Linhaça - 29 produtos

Mais Vendidos

Produtos sem estoque.
Óleo de Linhaça

Óleo de linhaça – conheça seus benefícios para nosso corpo!

Óleo de Linhaça: O que é?

óleo de linhaça é extraído das sementes do linho, conhecido popularmente como semente de linhaça, sua extração ocorre por compressão a frio, para preservar suas propriedades nutricionais. É um óleo que concentra diversos nutrientes importantes para o nosso organismo, pouco encontrados em outros óleos vegetais que costumamos consumir. É rico em gorduras boas, além de vitaminas e minerais. O óleo de linhaça também contém lignana, um fitoestrógeno que tem ação parecida com o estrógeno, o hormônio feminino.

Gorduras essenciais da linhaça

óleo de linhaça é composto de gorduras do tipo poli-insaturadas, entre elas, destaca-se o ácido alfa-linolênico (ALA), um precursor dos ácidos graxos da família ômega 3. O ALA encontrado na linhaça se transforma em EPA e DHA, gorduras do ômega 3 que exercem funções no nosso organismo. A conversão de ácido alfa-linolênico em ômega 3 depende de alguns fatores fisiológicos, bem como, níveis ótimos de algumas vitaminas e minerais. Algumas pesquisas mostram que a taxa de conversão do ácido alfa-linolênico em ômega 3 é maior em vegetarianos. Uma grande vantagem para esta população, já que umas das principais fontes de ômega 3 em vegetarianos é a linhaça, já que não comem peixe.

Além do ALA, precursor de ômega 3, o óleo de linhaça também é fonte de ácido linoleico, outra gordura poli-insaturada da família ômega 6. Tanto as gorduras ômega 3, quanto ômega 6, são gorduras essenciais. Todo nutriente chamado de essencial, é aquele que nosso corpo necessita para o correto funcionamento, mas não é capaz de produzi-lo. Por isso, as gorduras essenciais presentes na linhaça, são gorduras que precisamos consumir.

Óleo de linhaça: Marrom x Dourada

Não há diferenças entre a composição da linhaça marrom e a linhaça dourada, a diferença óleo de linhaça dourada e a marrom é a forma de cultivo, onde no cultivo da linha marrom são utilizados agrotóxicos, enquanto a dourada e cultivada de forma orgânica. A linhaça dourada começou a ser cultivada no Brasil a pouco tempo, já que é uma planta mais adepta de climas frios. Em quanto a linhaça marrom é cultivada a mais tempo no país, já que é adepta a climas mais quentes.

Benefícios do óleo de linhaça

Quer saber tudo sobre o óleo de linhaça? Para que serve e seus benefícios? Então confira:

  • Tem ação anti-inflamatória: por se converter em ômega 3, o óleo de linhaça possui propriedades anti-inflamatória, ajudando a controlar inflamações no nosso organismo, melhorando até mesmo quadros de acne rosácea;
  • Saúde cardiovascular: além da relação positiva que o óleo de linhaça, colesterol e triglicérides possuem, já que o ômega 3 presente na linhaça contribui para regular os níveis destas substâncias, o óleo de linhaça também ajuda a regular a pressão arterial. Com isto, pode auxiliar na prevenção de doenças relacionadas com coração e circulação;
  • Menopausa: por conter lignanas, fitoestrógenos com estrutura semelhante ao hormônio feminino, o óleo de linhaça pode contribuir para amenizar os sintomas da menopausa e da TPM;
  • O ômega 3 de linhaça é uma boa alternativa para vegetarianos que não consomem ômega 3 proveniente de peixes, além de contar com o conveniente de não possuir cheiro e gosto forte. Alérgicos a peixes também podem se beneficiar com o consumo do óleo de linhaça;
  • Ajuda no controle das doenças de Crohn e Coleite, pois ajuda a diminuir a inflamação do intestino;
  • Ajuda na síndrome de Sjogren, uma doença que causa ressecamento da córnea;
  • Óleo de linhaça para cabelo e unhas: ajuda no crescimento de unhas e cabelos, além de deixá-los mais vistosos;
  • Rico em vitamina E que previne as doenças degenerativas e o processo de envelhecimento;
  • Rica em ômega 3,6,9 gordura boa do óleo de linhaça;
  • Tem ação antioxidante, ajudando a neutralizar os radicais livres que provocam envelhecimento precoce do nosso organismo.

Óleo de linhaça, saúde para pele

Por ter nutrientes (como o ômega 3) com ação anti-inflamatória, o óleo de linhaça pode contribuir para a saúde da pele. Assim, pode ajudar a prevenir problemas como acne, dermatite, psoríase, além de contribuir para a hidratação adequada da pele. E ainda, há pesquisas que indicam o óleo de linhaça rejuvenesce. Isto porque contém substâncias antioxidantes que neutralizam os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce.

Metabolismo e Óleo de Linhaça

O óleo de linhaça contém substâncias, como as gorduras essenciais, que favorecem o equilíbrio do organismo, além de favorecer o metabolismo. Com isto, ajuda a manter o metabolismo acelerado, o que é interessante para quem quer emagrecer.

Óleo de linhaça emagrece?

Muitos se perguntam se existe uma relação entre óleo de linhaça emagrecimento, e se o óleo de linhaça é termogênico. Além de contribuir para ativar o metabolismo, o óleo de linhaça também tem ação anti-inflamatória, o que contribui para o tratamento da obesidade/excesso de peso, já que este é considerado uma situação de inflamação crônica do organismo. Com isto, o óleo de linhaça também pode contribuir para o processo de perda de peso, no entanto, é preciso que associe com uma dieta equilibrada e prática de exercícios físicos para obter bons resultados.

Como tomar óleo de linhaça?

Não há uma recomendação estabelecida para o óleo de linhaça, pois depende muito de caso, para caso. No entanto, alguns estudos e fabricantes recomendam de 2 a 4 gramas do óleo de linhaça por dia.

Suplementos de óleo de linhaça

Os suplementos de óleo de linhaça podem ser encontrados na forma de cápsulas de óleo de linhaça, que são cápsulas gelatinosas, ou na forma líquida, como se fosse um azeite e pode ser consumido puro ou utilizado em receitas.

Contraindicações do óleo de linhaça:

óleo de linhaça é contraindicado para gestantes, pois podem ocorrer alterações no desenvolvimento do feto.

Efeitos colaterais do consumo em excesso:

  • Alergias
  • Diarreia
  • Cólicas
  • Gases

Onde encontrar óleo de linhaça?

Aqui nessa seção você pode comprar óleo de linhaça de diversas marcas, como óleo de linhaça da Beavita, Fortivitta, OH2, Nutraway, entre outras, sem sair de casa. Confira cápsulas de óleo de linhaça e outros produtos de linhaça aqui!