Confira os benefícios da tapioca!

Oi gente!

Ela ta super na moda e já conquistou muuuita gente! Estamos falando da tapioca, um alimento super popular aqui no Brasil e que tem feito parte, cada vez mais, da alimentação dos brasileiros!

tapioca

Mas será que a tapioca engorda? Quais são os benefícios dela? A nutricionista Carolina Arbache respondeu essas e outras dúvidas! Confira abaixo:

Do que é feita a tapioca?

A tapioca é feita da goma de mandioca (ou aipim ou macaxeira) hidratada. Há quem coloque uma pitada de sal na massa, e só! Não vai nem um pingo de óleo/gordura na massa, nem no preparo, e nenhum outro ingrediente.

Quais os benefícios da tapioca?

Por ser feita apenas de mandioca, é um alimento natural com baixo teor de sódio, sem gordura, rico em carboidratos de fácil digestão e sem glúten. Lembrando que o glúten é uma proteína que pode gerar inflamação no organismo, favorecendo o acúmulo de gordura, prejudicando o intestino, causando inchaço, entre outros. Além de tudo isso, vale lembrar que outro super benefício da tapioca é o seu delicioso sabor!

Tapioca engorda?

Depende de alguns fatores, como: da quantidade que comer, do que utilizar como recheio e em que momento comer (uma tapioca de brigadeiro de sobremesa, por exemplo, com certeza irá engordar). Brincadeiras a parte, a tapioca é sim uma ótima opção de carboidrato, podendo fazer parte de uma alimentação saudável. Apesar de ser um carboidrato simples (que vira gordura rapidamente), tem o índice glicêmico menor do que o pão branco e não tem gordura e/ou glúten. Para quem quer controlar o peso, e não vai utilizá-la como pré-treino, uma dica é aumentar seu valor nutricional adicionando ingredientes ricos em fibras (no recheio e/ou na massa), para reduzir o seu índice glicêmico e agregar mais nutrientes na preparação.

Quantas calorias tem, em média, 1 tapioca (sem recheio)?

Uma tapioca feita com 2 colheres de sopa de massa possui cerca de 70 calorias.

Para pessoas que malham e desejam ganhar massa, tem algum horário recomendado para comer tapioca?

A tapioca é um ótimo pré-treino, pois é uma fonte de carboidrato simples (de rápida absorção) e de fácil digestão, ou seja, fornece bastante energia antes do treino (mas não ajuda efetivamente no ganho de massa).

Bacana, né?! Fora que a tapioca é bem fácil de ser preparada! A dica é escolher bem os recheios e mandar ver! Ah, e se alguém tiver mais alguma dúvida, é só avisar que a gente responde!!

Até mais pessoal!

Compre a massa de tapioca aqui: http://bit.ly/1vNJLWD

11 thoughts on “Confira os benefícios da tapioca!

  1. Pingback: Porque devemos trocar o Pão pela Tapioca? | SOS Solteiros

  2. Pingback: Panqueca de tapioca | Entre Balanças e Andanças

    • Olá,

      A tapioca é saudável por ser um produto natural, composto apenas por mandioca. Não contém gordura e nem sal. Já o pão integral possui uma lista de ingredientes que varia muito de marca para marca e nem sempre é tão saudável. Além disso, a tapioca é uma fonte de carboidrato sem glúten, sendo uma boa opção para quem deve evitar esta substância. No entanto, a vantagem do pão integral sob a tapioca são as fibras: teoricamente, o pão integral é rico em fibras, enquanto a tapioca não possui nada de fibras, sendo um carboidrato de alto índice glicêmico. Contudo, diversos pães integrais possuem baixo teor de fibras, pois são feitos com mais farinha de trigo branca do que a integral. Lembrando que você pode adicionar fibras como a chia ou a farinha de maracujá na tapioca, tornando-a uma opção mais saudável do que o pão. Enfim, o interessante é variar a alimentação, tendo mais uma alternativa para o pãozinho de todo dia. ;)

    • Olá,

      A tapioca é saudável por ser um produto natural, composto apenas por mandioca. Não contém gordura e nem sal. Já o pão integral possui uma lista de ingredientes que varia muito de marca para marca e nem sempre é tão saudável. Além disso, a tapioca é uma fonte de carboidrato sem glúten, sendo uma boa opção para quem deve evitar esta substância. No entanto, a vantagem do pão integral sob a tapioca são as fibras: teoricamente, o pão integral é rico em fibras, enquanto a tapioca não possui nada de fibras, sendo um carboidrato de alto índice glicêmico. Contudo, diversos pães integrais possuem baixo teor de fibras, pois são feitos com mais farinha de trigo branca do que a integral. Lembrando que você pode adicionar fibras como a chia ou a farinha de maracujá na tapioca, tornando-a uma opção mais saudável do que o pão. Enfim, o interessante é variar a alimentação, tendo mais uma alternativa para o pãozinho de todo dia. ;)

    • Olá,

      A tapioca é saudável por ser um produto natural, composto apenas por mandioca. Não contém gordura e nem sal. Já o pão integral possui uma lista de ingredientes que varia muito de marca para marca e nem sempre é tão saudável. Além disso, a tapioca é uma fonte de carboidrato sem glúten, sendo uma boa opção para quem deve evitar esta substância. No entanto, a vantagem do pão integral sob a tapioca são as fibras: teoricamente, o pão integral é rico em fibras, enquanto a tapioca não possui nada de fibras, sendo um carboidrato de alto índice glicêmico. Contudo, diversos pães integrais possuem baixo teor de fibras, pois são feitos com mais farinha de trigo branca do que a integral. Lembrando que você pode adicionar fibras como a chia ou a farinha de maracujá na tapioca, tornando-a uma opção mais saudável do que o pão. Enfim, o interessante é variar a alimentação, tendo mais uma alternativa para o pãozinho de todo dia. ;)

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