Conheça as principais características do colágeno – Natue

Colágeno

Conheça as principais características do colágeno – Natue

O que é colágeno?

colágeno é a classe de proteínas mais abundante em nosso corpo, representando mais de 30% da proteína total do organismo humano. Os principiais órgãos que fazem uso do colágeno são os ossos, as cartilagens e a pele.

Produzido naturalmente pelo nosso organismo, a síntese do colágeno tende a diminuir com o passar dos anos, principalmente a partir dos 25, deixando visível a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e a fragilidade óssea.

Para que serve o colágeno?

colágeno tem a finalidade de dar sustentação às células do corpo humano, mantendo-as unidas, como principal componente proteico de órgãos como a pele, cartilagens, ligamentos de tendões e ossos.

colágeno desempenha várias funções, por exemplo, unindo e fortalecendo os tecidos. Com o passar do tempo, o nosso corpo pode sofrer algumas privações desta substância, principalmente com alimentação que atualmente fazemos e que, muitas vezes, é carente de vitaminas e proteínas.

Durante os primeiros anos de nossa vida até a puberdade, essas deficiências não são visíveis e nem mostram suas evidências. Contudo, a falta de colágeno vai se tornar mais visível quando o ser humano entra na fase da maturidade, fase em que há uma possibilidade maior dele sofrer fraturas com frequência. Também é nessa etapa da vida que começam a aparecer as rugas, pois a pele não tem mais a mesma elasticidade de antes.


Foto: Getty Images