Alimentação rica em fitonutrientes previne doenças

2 meses atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

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É comum ver informações sobre fitonutrientes, antioxidantes e combate aos radicais livres, mas, você sabe o que é isso, em que alimentos pode encontrar esses nutrientes e como eles agem na prevenção de doenças? Tire todas as suas dúvidas aqui:

O que são fitonutrientes?

Os fitoquímicos são compostos químicos não nutrientes encontrados nos alimentos de origem vegetal, que promovem efeitos benéficos ao organismo.

Para que servem os fitonutrientes?

CAROTENOIDES: entre os carotenoides podemos destacar o betacaroteno e o licopeno. Os carotenoides, em especial o betacaroteno, são convertidos em vitamina A no organismo. Por possuírem ação antioxidante, o consumo de alimentos fontes de carotenoides está associado à prevenção de doenças crônicas, como o câncer. Esses fitonutrientes são encontrados em frutas e vegetais amarelos e alaranjados [manga, mamão, abóbora, cenoura e tomate] e vegetais folhosos verde-escuros [couve, espinafre e escarola]. Atuam também na beleza da pele, favorecendo o bronzeado e mantendo por mais tempo.

FLAVONOIDES: fazem parte do grupo de flavonoides as antocianinas, isoflavonas, quercetina, entre outros. Esse grupo de fitoquímicos apresenta diversos benefícios, como ação antioxidante, anti-inflamatória e antitumoral. Uma alimentação rica em flavonoides está associada ao retardo no envelhecimento e proteção contra doenças cardiovasculares, já que esses nutrientes têm a capacidade de proteger vasos sanguíneos e inibir a destruição do colágeno ao longo da vida. São encontradas principalmente em alimentos como as frutas vermelhas [destaque para as uvas de casca escura] e hortaliças de cor escura (couve e espinafre). A quercetina é o principal flavonoide consumido na dieta humana, suas principais fontes são a maçã, a cebola e o brócolis.

ISOFLAVONAS: apesar de fazer parte do grupo dos flavonoides, as isoflavonas merecem destaque especial por seu papel anticancerígeno. A soja e seus derivados são ricos em isoflavonas.  Estudos indicam que o consumo regular de soja, principalmente na forma fermentada como missô e tofu, está relacionado a menor incidência de câncer de mama, colón e próstata. Além disso, a soja apresenta papel fundamental na regulação dos hormônios femininos, principalmente durante o período da menopausa.

CATEQUINAS: o consumo de alimentos fontes de catequinas está associado a menor incidência de câncer, ao controle do colesterol e ao fortalecimento da imunidade. Esse grupo de fitoquímicos é encontrado principalmente no chá verde, frutas vermelho-escuras [amora, cereja, uvas roxas, mirtilo e framboesa] e no vinho tinto.

 

TANINOS: os taninos são conhecidos por sua ação adstringente, são encontrados em alimentos como os vegetais de cor verde-escura [brócolis, couve e espinafre], café, chás, alguns vinhos e cidras, ervilhas, feijões secos e cereais [arroz, cevada e milho]. Seus efeitos benéficos no organismo são o poder antioxidante, vasoconstritor, além de ser antisséptico e cicatrizante natural. Mas o consumo excessivo desse fitoquímico diminui a biodisponibilidade de alguns minerais e a capacidade de digerir proteínas.

POLIFENOIS: encontrados principalmente no chá verde, os polifenois agem no processo detoxificante do organismo, além do importante papel na prevenção do câncer.

SAPONINAS: agem como inibidores da absorção de colesterol e sais biliares no intestino. Destaca-se por seu poder antioxidante e anticarcinogênico. As principais fontes de saponinas são a soja e seus derivados, feijões, grão-de-bico, lentilha, espinafre, aspargos, alfafa, açafrão, amendoim, nozes e alguns chás.

Alimentos ricos em fitonutrientes

Alimentos de origem vegetal, como as frutas, vegetais folhosos, cereais [principalmente os integrais], leguminosas e seus derivados.

Importância da alimentação rica em fitonutrientes

O consumo de fitonutrientes está associado à prevenção e retardo no surgimento de doenças crônico-degenerativas, como câncer, diabete, hipertensão e ao aumento da expectativa de vida, com mais saúde e bem-estar.

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Alimentação rica em fitonutrientes previne doenças
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