Quais são os benefícios da tapioca?

1 ano atrás  Por  Equipe Natue     39 Comentários

Ela está super na moda e já conquistou muita gente! Estamos falando da tapioca, um alimento popular aqui no Brasil e que tem feito cada vez mais parte da alimentação dos brasileiros.

tapioca

Mas, será que a tapioca engorda? E quais são seus benefícios? A nutricionista Carolina Arbache respondeu essas e outras dúvidas! Confira:

Do que é feita a tapioca?

A tapioca é feita da goma de mandioca (ou aipim ou macaxeira) hidratada. Há quem coloque uma pitada de sal na massa, e só! Não vai um pingo de óleo ou gordura na massa e nem no preparo, assim como nenhum outro ingrediente. Além disso, algumas marcas de tapioca podem ser saborizadas e, nesses casos, costumam levar um pouco de sal.

Quais são os benefícios da tapioca?

Por ser feita apenas de mandioca, é um alimento natural com baixo teor de sódio, sem gordura, rico em carboidratos de fácil digestão e sem glúten. Lembrando que o glúten é uma proteína que pode gerar inflamação no organismo, favorecendo o acúmulo de gordura, prejudicando o intestino e causando inchaço. Além de tudo isso, vale lembrar que outro superbenefício da tapioca é o seu delicioso sabor!

Tapioca engorda?

Depende de alguns fatores, como: a quantidade que comer, o que utilizar como recheio e em que momento comer (uma tapioca de brigadeiro de sobremesa, por exemplo, com certeza irá engordar). Brincadeiras à parte, a tapioca é, sim, uma ótima opção de carboidrato, podendo fazer parte de uma alimentação saudável. Apesar de ser um carboidrato simples (que vira gordura rapidamente), tem o índice glicêmico menor do que o pão branco e não tem gordura ou glúten. Para quem quer controlar o peso e não vai utilizá-la como pré-treino, uma dica é incluir na tapioca (no recheio ou na massa) ingredientes ricos em fibras, como chia ou linhaça triturada. Assim, é possível reduzir o índice glicêmico da preparação, o que evita o aumento de peso e ainda aumenta seu valor nutricional.

Quantas calorias tem, em média, 1 tapioca (sem recheio)?

Uma tapioca feita com 2 colheres de sopa de massa possui cerca de 70 calorias.

Para pessoas que malham e desejam ganhar massa, tem algum horário recomendado para comer tapioca?

A tapioca é um ótimo pré-treino, já que é uma fonte de carboidrato simples (de rápida absorção) e de fácil digestão, ou seja, fornece bastante energia antes do treino, mas não ajuda efetivamente no ganho de massa.

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Recheios saudáveis para a tapioca

Para incluir a tapioca em uma dieta equilibrada e saudável, a dica é escolher bem os recheios. Além disso, como a tapioca é rica em carboidratos e pobre em fibras, seu índice glicêmico é alto e isso faz com que o carboidrato da tapioca seja absorvido rapidamente, aumentando o pico de glicemia no sangue. Para evitar isso, uma dica é incluir chia ou linhaça triturada (pode ser na massa ou no recheio) e colocar um fio de óleo de coco para prepará-la.

Veja combinações de recheios saudáveis:

  • Frango desfiado, ricota e salsinha
  • Espinafre e tomate-cereja
  • Atum e cenoura ralada
  • Milho, berinjela e tomate
  • Banana e pasta de amendoim
  • Ovo mexido
  • Creme de alfarroba com morango

Viu quantas opções deliciosas e saudáveis? Faça combinações criativas e aproveite!

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Tapioca é tudo de bom, né? Mas tapioca engorda? Tapioca faz bem? Quais os benefícios da tapioca? - NatueLife