Alimentos de alto índice glicêmico liberam açúcar mais rápido no organismo

6 meses atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

pão_capa
Os alimentos possuem diferentes tipos de carboidratos, alguns que exigem maior tempo de digestão e outros que são digeridos mais facilmente. O índice glicêmico dos alimentos varia de acordo com o tipo de carboidrato presente em sua composição.
Durante a digestão dos carboidratos são liberadas moléculas de glicose [um tipo de açúcar] na corrente sanguínea. O índice glicêmico é uma medida que indica o impacto do carboidrato na quantidade de glicose no organismo.
Alimentos que liberam rapidamente os açúcares na corrente sanguínea são classificados como de alto índice glicêmico. Já os alimentos que levam mais tempo para aumentar a concentração de glicose no sangue são os de baixo índice glicêmico.

Alimentos de alto índice glicêmico

Em geral, os alimentos de alto índice glicêmico são aqueles à base de grãos refinados, amido e açúcares concentrados, como pão francês, pão de forma, massas, bolos, farofas, mandioca, batata, arroz branco e biscoitos doces.

+ COMER CARBOIDRATO À NOITE ENGORDA: MITO OU VERDADE?

Equilíbrio da glicose e insulina

Após realizar uma refeição, os níveis de glicose se elevam rapidamente no organismo. Assim, o corpo age rapidamente para reduzir a quantidade de açúcar circulante no sangue.
Ao perceber os elevados níveis de glicose no sangue, o pâncreas libera um hormônio chamado insulina, que tem o papel de acelerar o transporte da glicose circulante no sangue para as células do corpo, reduzindo a quantidade de açúcar no sangue e gerando um equilíbrio entre glicose e insulina.

Resistência à insulina

A resistência à insulina é uma condição em que há uma diminuição na ação da insulina na estimulação do consumo da glicose pelo organismo. Alguns fatores podem levar a essa condição, como sedentarismo, obesidade, desnutrição, estresse, doenças pancreáticas, desequilíbrios hormonais, entre outras causas.
A obesidade tem um papel importante na resistência à insulina do organismo porque com o aumento do tecido adiposo, fica mais difícil a ação da insulina nos tecidos.
A insulina está relacionada com a produção de leptina no organismo, regulando sua liberação. Quando os níveis de leptina estão aumentados, promovem a sensação de saciedade e diminuem a ingestão alimentar. A leptina reduz a quantidade de insulina no organismo, diminuindo a captação da glicose no sangue e evitando quadros de hipoglicemia, em que há a diminuição da quantidade de açúcar no sangue.

+ POR QUE COMER DE 3 EM 3 HORAS?

Redução da saciedade e obesidade

O aumento do tecido adiposo está relacionado com o aumento da produção de leptina, uma proteína que possui a função de promover menor ingestão alimentar. Porém, não é o que acontece, já que pessoas obesas geralmente consomem maior quantidade de alimentos, o contrário da ação da leptina.
Isso pode ser explicado pelo mesmo mecanismo da resistência à insulina, em que o aumento na quantidade de tecido adiposo poderia gerar uma resistência à ação da leptina também, sendo essa uma das possíveis causas da obesidade.

+ ALIMENTOS QUE DÃO SENSAÇÃO DE SACIEDADE

Summary
Article Name
Alimentos de alto índice glicêmico liberam açúcar mais rápido no organismo
Author
Description
Alimentos que liberam rapidamente açúcares na corrente sanguínea são classificados como de alto índice glicêmico. Clique e descubra quais alimentos têm alto índice glicêmico!