Sabia que o cacau é bom para o desempenho de atletas?

4 anos atrás  Por  Equipe Natue     2 Comentários

cacau

Além de ser delicioso, o cacau, presente em altas concentrações no chocolate amargo, pode promover diversos benefícios à saúde, principalmente por sua composição rica em teobromina, flavonoides e gorduras saudáveis. Mas, você sabia que o cacau também traz benefícios para quem pratica atividades físicas? Veja por quê:

  • Promove a saúde cardiovascular.
  • Ajuda a regular a pressão sanguínea.
  • Aumenta a vasodilatação, melhorando a chegada de nutrientes e oxigênio para o músculo, o que melhora o rendimento esportivo.
  • Muda a forma como utilizamos os carboidratos como fonte de energia, estabilizando a glicemia e evitando picos e baixas de glicose no sangue, o que é superimportante para manter o rendimento em todo o treino.
  • Melhora a cognição, importante para exercícios que requerem foco, concentração e estratégia.

BENEFÍCIOS DO CACAU

O cacau também contém cromo, magnésio, cobre, cálcio, ferro, manganês e zinco, além de teobromina, metilxantina e cafeína em menor quantidade (compostos estimulantes).


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

CACAU NO PRÉ-TREINO

Quem consome o cacau antes de realizar exercícios tem aumento da pressão arterial (que normalmente ocorre durante o exercício) bem menor (proteção cardiovascular), ou seja, o cacau atenua a resposta da pressão arterial ao exercício.

CACAU NO PÓS-TREINO

O cacau ajuda a reduzir as dores musculares após o exercício, provavelmente por diminuir o dano oxidativo (produção de radicais livres, que aumentam dores musculares e atrapalham o rendimento), e contribui para a recuperação muscular, pois ajuda na construção das células musculares danificadas durante o treino.

CACAU VERSÁTIL

É possível elaborar diversas receitas com o cacau, desde as mais simples, como vitaminas, shakes, coberturas e recheios, até as mais elaboradas, como tortas, bolos e mousses. É só deixar a criatividade rolar, tornando a alimentação ainda mais saborosa e nutritiva! Também é possível encontrar o cacau de diversas formas, incluindo cacau em pó, whey protein de chocolate contendo cacau, nibs de cacau ou na composição de chocolates.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Sabia que o cacau é bom para o desempenho de atletas?
Author
Description
Veja como o cacau pode auxilar e potencializar durante o pré e pós treino. Rico em cobre e ferro, este alimento trás diversos benefícios para a saúde.
Menu Blog
x