Ossos e Articulações - 278 produtos

Mais Vendidos

Página 1 3
Ossos e Articulações
Informações

Ossos e Articulações: O que são?

H1

Os ossos são estruturas endurecidas, principalmente pela presença de cálcio, formado pela matriz óssea e que possui: a parte orgânica, responsável pela flexibilidade do osso, composta por colágeno tipo 1; e a parte inorgânica, responsável pela rigidez e resistência do osso, formada por íons de cálcio, fósforo, magnésio, potássio e sódio. Os ossos possuem três tipos de células: osteoblastos, osteoclastos e osteócitos. Cada uma possui uma função, mas juntas controlam o metabolismo ósseo, a remodelação óssea e a produção da matriz óssea. As atividades das células ósseas são controladas por hormônios como a calcitonina e o paratormônio.
Além de ser fundamental para o movimento, proteger os órgãos e servir de apoio para os músculos, os ossos têm outras funções que incluem a produção de células sanguíneas pela medula óssea (encontrada na cavidade dos ossos); reserva de minerais, principalmente cálcio e fósforo; equilíbrio ácido-base do organismo, evitando a acidificação do sangue e absorvendo sais alcalinos.
As articulações, também chamadas de juntas ósseas, conectam dois ou mais ossos, permitindo o movimento. As articulações podem ser móveis (como o joelho e o cotovelo) ou imóveis (como o crânio). Já a coluna é um tipo de articulação semimóvel. Todas as articulações móveis são revestidas por cartilagens e fluidos lubrificantes, que amortecem o impacto nos ossos.

+

(Saiba mais)
+

(Saiba mais)
+

(Saiba mais)
+

(Saiba mais)
(Saiba mais)