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Colágeno

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Quando o assunto é beleza da pele, cabelos e unhas, o colágeno é sempre lembrado! E não é à toa, já que essa proteína contribui para melhorar a elasticidade da pele e fortalecer cabelos e unhas. Porém, engana-se quem pensa que seus benefícios acabam por ai! O colágeno é uma proteína importante para diversas outros fatores. Quer saber mais? Então confira!

Colágeno: o que é?

O colágeno é uma proteína de origem animal, que é naturalmente produzida pelo nosso organismo. Ele é encontrado nos tecidos conjuntivos do nosso corpo, tais como cartilagens, ossos, tendões, pele, músculos, veias, dentes e córnea dos olhos, e também em nossos cabelos e unhas. Dentre as características do colágeno, podemos citar a sua função estrutural, ou seja, ele mantém a integridade estrutural de todos os tecidos em que se encontra. Por isso a deficiência dessa proteína pode favorecer o surgimento de rugas, enfraquecimento dos ossos, cabelos e unhas, etc. Ainda vale lembrar que apesar de ser naturalmente produzido pelo nosso organismo no início da fase adulta, o colágeno tem sua síntese diminuída, e é ai que a sua deficiência passa a ser notada, sendo necessária a suplementação.

Propriedades do colágeno

Apesar de ser uma proteína de origem animal pobre em aminoácidos essenciais, o colágeno é capaz de exercer diversos benefícios ao corpo. Confira!

  • Melhora a firmeza e elasticidade da pele;
  • Rejuvenesce a pele, contribuindo para a prevenção do envelhecimento precoce;
  • Protege contra os danos nas articulações;
  • Favorece o tratamento da osteoporose;
  • Ajuda a prevenir o surgimento de celulite e estrias;
  • Melhora a cicatrização da nossa pele;
  • Estudos demonstram que ele pode ter efeito anti-hipertensivo e oferecer proteção contra a úlcera gástrica;

Algumas pessoas procuram o colágeno para emagrecer, porém, não é bem assim que funciona! O que acontece é que ele pode aumentar a sensação de saciedade e quando aliado a uma alimentação balanceada e hábitos de vida saudáveis, pode favorecer esse processo.

Tipos de colágeno

Os suplementos de colágeno podem ser obtidos por meio de diversas espécies animais (bovinos, peixes, suínos, etc.) e hoje em dia, podem ser encontrados sob diversas formas, tais como cápsulas, , líquido e também como ingrediente de outros produtos, como chás (chá com colágeno), sucos, pudins, etc. Além disso, também podem ser encontrados sob a forma de colágeno hidrolisado, que, por sua vez, passa por um processamento para otimizar sua absorção pelo organismo.

Colágeno hidrolisado, qual a diferença?

O colágeno hidrolisado, como o próprio nome sugere, passa por um processo de hidrólise, em que é quebrado em partículas menores, para ser mais facilmente absorvido, e consequentemente, melhor aproveitado pelo nosso organismo.

Outra característica importante do colágeno hidrolisado é a suma composição de aminoácidos, já que fornece uma grande quantidade de glicina e prolina, dois aminoácidos fundamentais para a regeneração e estabilidade das nossas cartilagens.

Colágeno e idade

O colágeno costuma ser muito utilizado em cosméticos anti-idade, já que ele é bom para a pele e ajuda a prevenir o surgimento de rugas e linhas de expressão antes do tempo! Além disso, também é muito utilizado em suplementos para a prevenção de problemas nos ossos e articulações, muito associados ao processo de envelhecimento.

Sugestões de consumo

Na hora de suplementar o colágeno, uma dúvida muito frequente é o quanto devemos tomar? Pois bem, o recomendado é ingerir de 8 a 10 gramas do nutriente por dia. Os suplementos de colágeno cápsula devem ser consumidos de acordo com a quantidade indicada na embalagem, porém, já o colágeno em pó requer uma única dose diária, já que eles oferecem maior quantidade da proteína por porção.

Uma dica bem interessante é aliar o consumo do colágeno com alimentos ricos em vitamina C (limão, laranja, caju, morango, kiwi, acerola, goiaba e legumes como o pimentão), vitamina E (óleos e sementes vegetais), selênio (oleaginosas, principalmente na castanha do pará), zinco (carnes, frutos do mar e peixes, avelã, amêndoa e castanha do pará) e silício (aveia, cevada e alguns legumes), já que estes nutrientes estimulam a produção de colágeno, além de apresentarem ação antioxidante, prevenindo sua degradação no organismo.

Onde encontrar?

Por ser uma proteína de origem animal, os alimentos que possuem colágeno são as carnes (boi, peixe, porco, etc.) e também a gelatina. Já os suplementos apresentam-se como uma forma mais prática e fácil para se obter essa proteína. Como já foi abordado, hoje em dia, é possível encontrar suplementos de colágeno sob diversas formas e de diversas marcas, tais como o Colagentek, da Vitafor, colágeno da Sanavita, Genacol, colágeno natural hidrolisado, da Beavita, entre outros.

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