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Colágeno

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Conheça os benefícios do colágeno e descubra como ter pele, cabelo e unhas fortes e bonitas.

Confira os benefícios do colágeno, a proteína da beleza

O colágeno é a classe mais abundante de proteínas, representando mais de 30% da proteína total do organismo humano. Os nossos principais órgãos que utilizam colágeno são os ossos, as cartilagens e a pele. Além disso, o colágeno também faz parte da composição de tecidos como os músculos, cabelos e unhas.

O colágeno é produzido naturalmente pelo nosso organismo, entretanto, na idade adulta (a partir dos 30 anos) essa síntese tende a diminuir com o passar dos anos, deixando visível a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e a fragilidade óssea. Por isso, a partir de uma certa idade, pode ser indicado a suplementação de colágeno para articulações, combater flacidez, etc.

Fontes de colágeno

 As principais fontes de colágeno estão em alimentos ricos em proteínas de origem animal, tais como carne bovina, frango, peixe. Além disso, o colágeno pode ser encontrado também na forma de suplementos.

Quais são os tipos de colágeno presentes?

Na forma de suplementos, o colágeno pode ser encontrado em pó ou em cápsulas (opção pratica para o consumo). Além disso, pode também estar presente na composição de alguns produtos, como bebidas, balas, chocolates, entre outros.

Benefícios do colágeno

  • Colágeno faz bem para a pele, juntamente com a elastina (um outro tipo de proteína), já que forma fibras de sustentação para a pele, aumentando sua elasticidade e rigidez;
  • Contribui para formação de massa magra;
  • Combate a estrias e celulites;
  • Fortalece unhas e cabelos,
  • Colágeno protege os ossos, além de proteger articulações;
  • Dizem que colágeno emagrece, mas o que pode acontecer é o aumento da sensação de saciedade (por ser uma proteína), funcionando como aliado nesse processo.

Diferença entre gelatina e colágeno hidrolisado

O Colágeno hidrolisado é extraído do osso e da cartilagem bovina e passa pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser facilmente absorvido pelo nosso corpo. Geralmente, a indicação do colágeno hidrolisado é para pessoas acima de 30 anos, as que desejam aumentar o consumo de proteína e fortalecer os cabelos e unhas; e também pessoas em processos de recuperação de lesões e cicatrizações.

Já a gelatina representa uma fonte alimentar de colágeno e não passa por nenhum processo de hidrólise ou algo parecido, que melhore sua absorção pelo nosso organismo. Ou seja, não é uma forma de “colágeno puro”, como o colágeno hidrolisado e sim uma fonte de colágeno.

Dicas sobre colágeno

  • Para que o colágeno seja sintetizado pelo organismo, devemos consumir boas fontes de vitamina C (limão, melão, caju, kiwi, acerola e goiaba) vitamina E, selênio e zinco (avelã, amêndoa e castanha-do-pará);
  • O colágeno pode ser encontrado também em fórmulas cosméticas e os dermatologistas dizem que o uso desses cosméticos deixa a pele mais macia, firme e saudável;
  • Use diariamente filtro solar acima do fator 30 para prevenção do envelhecimento da pele e diminuição da perda de colágeno;
  • Lembre-se de consultar o seu nutricionista para a suplementação correta de colágeno para você.

Onde encontrar colágeno?

Aqui nesta seção específica da Natue, você encontra diversas opções de suplementos com colágeno, tais como bebidas, bala de colágeno, colágeno gelatina, colágeno hidrolisado, produtos com colágeno light, entre outros. Não deixe de conferir!