Chocolates Funcionais - 48 produtos
Página 1
Chocolates Funcionais

O chocolate é um alimento consumido e apreciado por pessoas de várias idades, e atualmente existem diversos tipos de chocolate, incluindo uma versão mais saudável quando comparado com as opções com leite e açúcar, conhecido como chocolate funcional, que além de saboroso ainda oferecem diversos benefícios para a saúde. O ideal é que o chocolate tenha no mínimo 70% de cacau em sua composição, além de frutas, castanhas, chia, e outros ingredientes que ajudam a melhorar seu perfil nutricional. Também existem alternativas deliciosas ao chocolate, como a alfarroba.

Chocolate funcional: o que é?

Os alimentos funcionais são alimentos naturais que contribuem para a manutenção da saúde. Segundo a Vigilância Sanitária (ANVISA), os alimentos funcionais podem fazer parte de uma dieta saudável. São aqueles que possuem funções nutricionais básicas e provocam efeitos no organismo que beneficiam a saúde – ajudando na prevenção ou no tratamento de doenças –, devendo ser seguros para o consumo sem supervisão médica.

Os chocolates funcionais são conhecidos como chocolates “do bem”. São elaborados sem glúten (podem ser consumidos por pessoas celíacas), sem lactose, para indivíduos com intolerância alimentar ou ainda na versão de chocolate light, com redução de algum ingrediente (como gordura ou açúcar) e os chocolates diet, isentos de açúcares e indicados para diabéticos.

Essas versões de chocolate são elaboradas com alto teor de cacau e sem aditivos químicos, além de contar com algumas propriedades funcionais, ou seja, possuem adição de ativos que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida, contribuir com a prevenção de doenças (como cardiovascular) e podem ter ação termogênica e antioxidante, para melhora da pele e dos cabelos.

Benefícios do chocolate funcional

Os benefícios dos chocolates funcionais podem variar de acordo com cada ativo adicionado a sua fórmula. O chocolate funcional possui diversas ações benéficas para a saúde e oferece alto teor de antioxidantes, por conta de substâncias presente no cacau chamadas polifenois, que previnem os danos causados pelos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento celular), principalmente a versão amarga, que contém maior teor de cacau. Quanto mais cacau o chocolate tiver em sua composição, mais funcional será. Confira algumas propriedades dos chocolates funcionais:

  • Ação antioxidante
  • Combate a TPM
  • Melhora a qualidade do sono
  • Possui ação energética
  • Estimula a queima de gordura (termogênico)
  • Melhora o humor
  • Fonte de gorduras boas

Onde comprar chocolates funcionais?

Na Natue, você pode comprar chocolates funcionais sem sair de casa. É só escolher e se deliciar!