Grãos e Cereais (44 produtos)
Filtro
Limpar
Grãos e Cereais
Informações

Grãos e cereais

O cereal, é um tipo de vegetal que vem da família das gramíneas, possui sementes comestíveis chamadas de grãos. O arroz, o trigo e o milho, são os cereais mais cultivados, e a soja em ascensão. A cevada, a aveia, o painço, o centeio e o sorgo também são exemplos de cereais.

Os frutos das leguminosas são um outro tipo de “grão”. Conhecidos também como grupo dos feijões, são ricos em fibra e importantes fontes de proteína de origem vegetal. No caso do amendoim, além da proteína e fonte de gorduras boas.

Sementes como amaranto e quinoa não são frutos das gramíneas e nem das leguminosas, são apenas sementes. São chamados de pseudo cereais, pois os benefícios a saúde são semelhantes à dos grãos e cereais.

As sementes ou grãos dos cereais são compostas por três partes: o tegumento, o embrião e o endosperma. O tegumento é a camada mais externa e tem a finalidade de proteger o interior do grão. O embrião é a parte responsável por originar uma nova planta, e o endosperma é quem alimenta o embrião.

Os cereais integrais conservam as três partes dos grãos, já os grãos refinados, perdem o tegumento e o embrião em seu processamento. Por isso, os cereais integrais são ricos em fibras, vitaminas e minerais.

graos e cereais
Saiba mais

(Saiba mais)
Saiba mais

(Saiba mais)
Saiba mais

(Saiba mais)
Saiba mais

(Saiba mais)