-
Sem resultados...
-
- Preço
- -

A chia tem benefícios incríveis, veja como consumir!
Além de ser rica em nutrientes, a semente de chia atua na prevenção de diversas doenças e ainda pode ser uma grande aliada para o emagrecimento. Quer mais? Saiba o que é a chia, benefícios, propriedades da chia, onde encontrar a chia, como consumir.


A chia é uma sementinha de origem mexicana muita nutritiva, já que é rica em proteínas, composta por todos os aminoácidos essenciais (aqueles que o nosso organismo não consegue produzir), além de ser uma ótima fonte de vitaminas, como as do complexo B, e de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio. A chia também possui substâncias antioxidantes, fibras e é uma importante fonte vegetal de ômega 3 e 6.

Agora que você já conhece a chia, o que é e quais são seus principais nutrientes, conheça seus benefícios. Você sabia que a chia é uma excelente opção para vegetarianos? A semente de chia é fonte de proteínas de alta qualidade e fornece aminoácidos essenciais. A chia ainda não possui glúten e pode ser consumida por celíacos ou intolerantes/alérgicos à proteína do trigo.
Por ser fonte de ômega 3, a chia também se torna uma opção para pessoas alérgicas a peixes. Além de ser fonte de ômegas 3 e 6, a chia apresenta uma quantidade equilibrada desses dois ácidos graxos essenciais. Por ser muito rica em vitaminas e minerais, o consumo de sementes de chias pode proporcionar outros benefícios para a saúde, como:
- Tem ação anti-inflamatória
- Auxilia na redução dos níveis do colesterol e triglicérides
- Ajuda a proteger o sistema cardiovascular
- Protege as nossas células da ação danosa provocada pelos radicais livres e, consequentemente, previne nosso organismo do envelhecimento precoce.
- Melhora o funcionamento do intestino
- Pode ser uma grande aliada no controle do açúcar no sangue (bom para diabetes)

Você já viu as propriedades da chia, benefícios, mas ainda têm dúvida sobre como usar a chia? Uma dica de como consumir chia é acrescentá-la em iogurtes, frutas, na preparação de sucos ou tapioca. A chia in natura, assim como o óleo de semente de chia, também pode ser adicionada a saladas e molhos.
A farinha de chia também é uma boa alternativa, pois é prática e pode ser usada em receitas de bolos, tortas, mousses, panquecas e muito mais!
Se você não dispõe de muito tempo para se dedicar ao preparo das refeições, mas não quer deixar de aproveitar todos os benefícios da chia, uma boa dica é usar suplementos alimentares em cápsulas de chia.

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito do consumo dessa semente e como hidratar a chia. É melhor hidratá-la antes de consumir ou a sensação de saciedade é causada justamente pelo fato da chia “inchar” no estômago? Não há comprovação de que a chia pode causar entupimento caso seja consumida seca seguida de um copo de água.
A chia pode ser ingerida tanto na forma sem hidratar quanto hidratada, porém, o aproveitamento do ômega 3 é maior quando hidratada. Quando o gel formado pela chia hidratada é consumido, há produção de uma barreira que separa o carboidrato da enzima digestiva, fazendo com que o carboidrato seja lentamente convertido em açúcar, tornando a digestão mais vagarosa.
Em relação às fibras, não há diferença, ou seja, a chia pode ser consumida hidratada ou não. Para algumas pessoas, a chia faz mal ao provocar sintoma de intestino preso, que pode ser causado por algum tipo de hipersensibilidade ao alimento ou pela baixa ingestão de água. Descartada a primeira possibilidade, recomenda-se aumentar a quantidade de água, uma vez que a chia é rica em fibras e necessita de água para desempenhar seus benefícios na função intestinal.
Sendo assim, considerando os benefícios, você pode consumir a chia hidratada ou não, dependendo das suas necessidades ou da preparação que irá incluí-la.

Sim. Além de todos os benefícios já citados, ainda é possível utilizar a chia para emagrecer! Isso ocorre porque a chia é uma semente rica em fibras solúveis, que no estômago são capazes de formar uma espécie de gel, o que torna a nossa digestão mais lenta e aumenta a sensação de saciedade. Mas lembre-se de que, sozinha, a chia não faz milagre! Para aproveitar seus benefícios e emagrecer com chia, devemos associar o seu consumo à alimentação saudável e à prática de atividade física regularmente.

A recomendação de consumo diário de chia é de 1 colher de sopa ou conforme indicação do médico ou nutricionista. A chia pode ser consumida pela família inteira, só é preciso tomar cuidado com a quantidade, já que essa semente possui elevado valor calórico. Além disso, o excesso de fibras presentes na chia pode causar desconforto intestinal e prejudicar a absorção de cálcio.
Agora que você já sabe todos os benefícios da chia, que tal conferir nossa seção de receitas?

Chia: onde comprar? Na Natue, é claro! Aqui você pode comprar chia online, sem precisar sair de casa e com preços incríveis! Não deixe de conferir nossas opções e aproveite para comprar semente de chia aqui!