Arroz

  • Conheça os benefícios do arroz integral e do tradicional arroz branco

    Descubra as diferenças do arroz branco e integral – Natue

    O arroz faz parte da rotina da maioria das pessoas, mas ultimamente  tem aparecido com uma frequência cada vez menor no almoço e jantar dos brasileiros, sendo, muitas vezes, substituído por lanches ou simplesmente retirado do cardápio, o que não é, necessariamente, uma excelente atitude.

    Há alguns tipos de arroz disponíveis no mercado, como por exemplo, arroz branco, arroz basmati, arroz vermelho, arroz integral, arroz selvagem, arroz preto, etc. Porém, o nosso papo hoje vai ser sobre as diferenças básicas entre o arroz branco e o arroz integral.

    Aos olhos de muitas pessoas, a única diferença entre o arroz integral e o arroz branco é a coloração mais escura. Mas, para o nosso corpo, esse detalhe é fonte de inúmeros benefícios, como por exemplo:

    O arroz branco passa por um processo de refinamento, restando apenas o endosperma do grão  (tecido responsável por nutrir e guardar os nutrientes para utilizar depois) composto basicamente por amido, um tipo de carboidrato.

    Já o arroz integral permanece com a casca que foi retirada, preservando assim à película e o gérmen, onde se encontra a maior concentração de nutrientes. Podemos encontrar no arroz branco uma maior concentração de fibras, principalmente insolúveis, que contribuem para o bom funcionamento intestinal, evitam a constipação e reduzem a absorção de gorduras e colesterol. E ainda, apesar do arroz integral  ser fonte de carboidrato, importante para fornecer energia para o dia adia, as fibras presentes em sua composição reduzem o índice glicêmico do alimento, ou seja, ele não provoca aumento rápido da glicemia. Além disso, contém grande quantidade de magnésio e vitaminas do complexo B, como a vitamina B1, que são praticamente ausentes no arroz branco.

    #DicaNatue Aumentar a quantidade de fibras é essencial para quem deseja emagrecer, pois prolongam a sensação de saciedade, reduzem a absorção de gorduras e diminuem a velocidade em que a glicose cai na corrente sanguínea.

    Benefícios do arroz integral

    • Aumenta a saciedade;
    • Contribui para o bom funcionamento do intestino;
    • Possui menor índice glicêmico (não aumenta tanto a glicemia);
    • Possui micronutrientes importantes para a contração muscular e para a produção de energia.

    Confira algumas receitas com arroz integral como:

    Arroz integral com nuts e cúrcuma

    Risoto de arroz integral com tomate fresco e rúcula


    Foto: Getty Images