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Cafeína – Saiba tudo sobre o tema na Natue!

O que é? Quais benefícios? Essa e outras respostas aqui!


Cafe

O que é Cafeína?

A cafeína é uma substância da família das metilxantinas representada pela fórmula 1,3,7-trimetilxantina, encontrada em mais de 60 espécies de plantas do mundo inteiro. Por ser uma substância solúvel em gorduras e possuir estrutura parecida com diversas substâncias do nosso organismo, a cafeína possui a capacidade de atravessar a barreira que protege nosso cérebro e ser distribuída por todo o nosso corpo rapidamente.

A cafeína é encontrada em diversas bebidas e alimentos, sendo o café, sua fonte mais conhecida. Alguns chás como o chá preto, chá mate, chá verde também contém cafeína. Confira as quantidades de cafeína em cada alimento:

- café: 85mg para 150ml

- refrigerante de cola: até 46mg para 360ml

- chás: 30mg para 150ml

- chocolates: até 20mg para 29g

Quais são os efeitos da cafeína

A cafeína é absorvida rapidamente após 30 minutos – 2 horas após sua ingestão e produz efeitos no nosso corpo todo.

  • Aumenta o estado foco, alerta e atenção;
  • Dá mais pique e combate o sono;
  • Aumenta o desempenho esportivo e produz efeitos fisiológicos que adiam a sensação de de cansaço, assim, ganhamos mais resistência. Além disso, a cafeína disponibiliza mais gordura para ser queimada, ou seja, transformada em disposição para o exercício, poupando os estoques de energia do músculo.
  • Tem ação analgésica – a cafeína também possui ação analgésica, por isso, é comumente encontrada em remédios para dor de cabeça. Esta ação também auxilia no ganho de performance em esportes anaeróbicos como a musculação.
  • Alguns estudos também mostram que ela pode aumentar a força muscular;
  • Termogênica – acelera o metabolismo e disponibiliza mais gorduras para serem queimadas posteriormente.

Café como termogênico

A cafeína, termogênico e ergogênico (aumenta a performance esportiva) mais utilizado, pode contribuir para o processo de emagrecimento, assim como o café, a principal fonte alimentar de cafeína. Portanto esta bebida termogênica, pode auxiliar no processo de emagrecimento sim, além de ajudar a espantar aquela preguiça, ou seja a cafeína emagrece mesmo! Ao consumir o café, ou outra fonte de cafeína, nosso organismo disponibiliza mais gorduras para a queima, ou seja, nosso organismo irá preferir a gordura como fonte de energia. No entanto, isto não garante que a gordura será queimada, e para que isso ocorra de forma efetiva, é necessário ter bons níveis de vitaminas e minerais, para este processo ocorrer no organismo. Praticar exercícios físicos também irão ajudar a queimar esta gordura que está disponível, além de seguir uma alimentação equilibrada, que é imprescindível para o processo de emagrecimento.

Cafeína faz mal?

A cafeína é uma substância segura para o uso, sendo contraindicada apenas em casos de doenças cardíacas, hipertensão, úlcera e gastrite. Ainda sim, a cafeína pode produzir alguns efeitos indesejados, especialmente em pessoas mais sensíveis a substância ou com doses muito altas.

Qual a quantidade ideal de cafeína por dia?

A quantidade ideal de cafeína varia de cada organismo, não podendo ultrapassar 420mg ao dia. Algumas pessoas são mais sensíveis e quantidades mais baixas (a partir de 50mg) já produzem efeitos. Quem já está acostumado, pode ser preciso quantidades mais altas, já que nosso corpo acostuma facilmente com a cafeína.

Suplementos de cafeína

Além de ser encontrada facilmente em cafés, chás e energético, cafeína também é muito encontrada em suplementos. As cápsulas de cafeina são práticas para o consumo da substância, especialmente para atletas, que consomem durante os treinos. Também é interessante para quem quer consumir uma quantidade maior, que ficaria difícil com o uso de alimentos. Existem diversos suplementos de cafeína, em diferentes quantidades, em cápsulas de cafeina pura ou combinadas com outros ingredientes como o óleo de cártamo e a quitosana. Além disso, podemos encontrar suplemento de café como um dos ingredientes, que possui uma quantidade mais baixa de cafeína, mas combina outros ingredientes termogênicos.




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