Cálcio: Saiba mais sobre o cálcio e o fortalecimento dos ossos – Natue

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Cálcio – Saiba tudo sobre o tema na Natue!

O que é? Qual sua função? Essa e outras respostas aqui!


Ossos

Cálcio- confira porque ele é tão importante para todo o nosso corpo!

O cálcio é um dos minerais mais importantes do nosso corpo, estando presente em todas as nossas células. O nosso organismo não produz cálcio, por isso toda a necessidade que o nosso organismo tem deste mineral tem que vir da alimentação ou suplementação, quando necessário.

 

Para que serve o cálcio?

O cálcio tem várias funções no nosso organismo, como:

  • Além de atuar na formação, o cálcio fortalece os ossos e dentes, ajudando na manutenção do sistema ósseo;
  • Participação na coagulação sanguínea;
  • Importante para a contração e relaxamento muscular;
  • Regulação dos batimentos cardíacos;
  • Transmissão dos impulsos nervosos;
  • Participa de várias reações enzimáticas;
  • Mantém a integridade da membrana das células.
    •  

       

      Quantidade ideal de cálcio

      A quantidade ideal a ser ingerida de cálcio varia de acordo com a idade, veja:

       

      • Bebês com mais de 6 meses – 279mg/dia
      • Crianças de 1 a 3 anos – 500mg/dia
      • Crianças de 4 a 8 anos – 800mg/dia
      • Adolescentes de 9 a 18 anos – 1.300mg/dia
      • Adultos de 19 a 50 anos - 1.000mg/dia
      • Adultos com mais de 50 anos – 1.200mg
      • Gestantes e nutrizes menores de 18 anos – 1.300mg
      • Gestantes e nutrizes maiores de 19 anos – 1.000mg

       

      Cálcio e envelhecimento:

      Nos idosos a absorção de vitaminas e minerais diminui, por este motivo que as recomendações diárias para pessoas com mais de 50 anos são maiores.

      Muitas pessoas passam a se preocuparem com os ossos e a tão temida osteoporose, que é o enfraquecimento dos ossos, quando se tornam mais velhas. Porém, este tem que ser um cuidado ao longo da vida, já que na velhice a absorção não é tão efetiva e estudos demonstram que a suplementação de altas doses de cálcio depois que a pessoas está com osteoporose não apresenta uma resposta positiva.

      Portanto comece a cuidar de seus ossos hoje mesmo, não espere o tempo passar e a idade chegar para descobrir que há pouco cálcio nos seus ossos. Garanta já que lá na frente seus ossos estarão fortes e saudáveis.

       

      O que acontece quando o cálcio está baixo?

      Como já foi dito, o cálcio tem muitas funções importantes no nosso organismo. Quando a ingestão não atinge as necessidades diárias, ou existem problemas em absorver o cálcio, ocorre a carência de cálcio. Quando isto acontece, as reações que dependem de cálcio ficam prejudicadas, podendo ocasionar câimbras, cólicas menstruais, formigamentos, cansaço, problemas de digestão e coagulação, insônia, perda da memória, além do enfraquecimento dos ossos e dentes, sendo que o enfraquecimento dos ossos pode levar a osteopenia e até mesmo a osteoporose.

      Em crianças, a deficiência de cálcio pode levar ao raquitismo, que gera deformidades ósseas.

       

      Como fortalecer os ossos?

      Para fortalecer os ossos não basta somente ingerir alimentos fontes de cálcio, pois para que ocorra a absorção do cálcio, e para que ele desempenhe suas funções, ou seja, se torne ativo, ele precisa da vitamina D. Portanto, para obtermos ossos fortes necessitamos ingerir a vitamina D também nas quantidades adequadas, pois a falta de vitamina D faz com que o cálcio não desempenhe suas funções.

      A vitamina D pode ser encontrada na gema dos ovos, peixes, manteigas, fígado, cogumelos, óleos de fígado, bacalhau e salmão. O sol também é uma ótima fonte, pois os raios ultravioletas sob a pele são convertidos em vitamina D pelo nosso organismo.

      Outro mineral importantíssimo para a absorção de cálcio adequada é o magnésio. Na falta deste micronutriente, o cálcio não consegue entrar nos ossos.

      Além disso, uma dieta alcalina é importante para os ossos, já que quando consumimos muitas carnes vermelhas, açúcar, refrigerante em excesso e poucas frutas, verduras e legumes, nosso sangue fica ácido e é retirado cálcio dos ossos para equilibrar o ph do sangue.

       

      Onde encontrar cálcio?

      O cálcio pode ser encontrado em diversos alimentos, como em vegetais de folhas verdes escuras (brócolis, espinafre, couve, chicória), leites e derivados, ovos, gergelim, oleaginosas (castanhas, avelã, amêndoas), tofu e sardinha. Em alguns casos os nutricionistas e médicos indicam suplementos de cálcio, porém nunca faça a suplementação sem antes consultar um destes profissionais, só eles poderão dizer se a suplementação é necessária e em qual dosagem deverá ser feita.

       

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