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Calistenia – Saiba tudo sobre o tema na Natue!

O que é? Quais benefícios? Como fazer? Essa e outras respostas aqui!


Exercício barra, calistenico

Calistenia

Todos sabem que a prática de atividades físicas é de extrema importância para a promoção da saúde. Dentre as mais diversas modalidades esportivas, podemos citar a Calistenia! Mas afinal, você sabe o que é Calistenia? Como praticar? Quais os benefícios? Etc? Então aproveite e descubra aqui!

O que é Calistenia?

A palavra Calistenia vem do grego Kallos (belo) e Sthenos (força) e é utilizada para designar um tipo de ginástica que tem como objetivo promover a força e a graça corporal por meio de exercícios musculares. Com origem na ginástica sueca, a ginástica calistênica baseia-se nos exercícios dinâmicos, analíticos, de efeitos localizados, praticados com acessórios como halteres, bastões, bolas, maça, etc., ou a mãos livres, sendo destinada à população mais necessitada: os obesos, os sedentários, as crianças, os idosos e as mulheres.

A Calistenia foi introduzida em 1980 nas escolas americanas e intitulada como “Nova Ginástica”, que. por sua vez. pregava que os exercícios deveriam desenvolver, além da flexibilidade, a agilidade, a graça e a saúde. Essa proposta foi adotada pela Associação Cristã de Moços Americana (ACM) e logo se disseminou pelo mundo, sendo que no Brasil, até os anos de 1960-70, a Calistenia serviu como referencial cientifico para as aulas de ginástica, enquanto que na década seguinte, inspirou o surgimento da ginàstica aeróbica (a calistênica revitalizada e praticada nas academias). Desta forma, pode-se dizer que a Calistenia pode ser considerada a atividade que originou todos os tipos de ginásticas contemporâneas que conhecemos.

Como fazer exercícios Calistênicos?

Os treinos Calistênicos são divididos em oito grupos de exercícios localizados, associando música ao ritmo dos movimentos, que podem ser feitos à mão livre (exercícios livres), ou utilizando pequenos acessórios, como halteres, bastões, bolas, maça, etc., para fins corretivos, fisiológicos e pedagógicos.

Quais os benefícios dos treinos Calistênicos?

A prática de calistenia é importante para a promoção da saúde como um todo. Porém, dentre seus principais benefícios, podemos destacar:

  • Hipertrofia;
  • Ajuda a definir músculos;
  • Proporciona maior equilíbrio corporal;
  • Melhora a postura e a flexibilidade;
  • Propicia maior condicionamento físico;
  • Mantém o ritmo cardíaco;
  • Auxilia no processo de perda de peso, devido ao aumento do gasto calórico;

Definir seus músculos com Calistenia

A Calistenia pode ser uma alternativa para quem busca a definição muscular, já que além de utilizar o peso corporal, trabalha o corpo todo, com exercícios como abdominais, flexões, repetições em barras, etc. Esses, por sua vez, aumentam o gasto calórico e favorecem a definição muscular.

Dica: antes de iniciar a prática de atividade física, é ideal consultar um médico e um treinador físico.

 

 

 




Quer saber mais sobre Calistenia?


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