Ciclismo: conheça mais sobre este esporte – Natue

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Ciclismo – Saiba tudo sobre o tema na Natue!

O que é? Quais benefícios? Como reduzir a fadiga? Essa e outras respostas aqui!


Ciclista

Andar de bicicleta

Para andar de bicicleta, não precisa ser especificamente um praticante do ciclismo. Muitas pessoas utilizam a bicicleta como um meio de transporte, lazer ou como forma de queimar calorias. Conheça um pouco mais sobre essa prática e seus benefícios para a nossa saúde!

Quantas calorias queima andar de bicicleta?

Andar de bicicleta pode trazer muitos benefícios a saúde, como resistência muscular, melhora do condicionamento físico, dos sistemas cardíaco, respiratório e vascular, ajuda na eliminação de gorduras localizadas e redução do estresse, além de ser um excelente exercício aeróbico e anaeróbico. A prática pode causar um gasto calórico de até 600Kcal/hora, de acordo com a intensidade da atividade. Para aqueles que não são adeptos de pedalar pelas ruas, há a opção da bicicleta ergométrica, muito procurada nas academias hoje em dia. Sendo assim, não há desculpas para não pedalar!

O que é ciclismo?

O Ciclismo é um esporte de corrida de bicicletas, no qual o objetivo dos participantes é chegar primeiro a determinada meta ou cumprir determinado percurso no menor tempo possível. 

O ciclismo tem várias modalidades, como o ciclismo de estrada, o ciclismo de pista, o mountain bike, o bmx e o triathlon, que une natação, ciclismo e corrida

Além disso, existe também o ciclismo estacionário indoor ou spinning, que é uma atividade aeróbica de alta intensidade, muito praticada em academias de ginástica.

Apesar do ciclismo ser considerado um esporte, a bicicleta também serve como um meio de transporte para muitas pessoas em muitos locais. Prova disso é o número considerável de pessoas na cidade de São Paulo que estão trocando os carros e transportes públicos pelas bicicletas. Isso porque, além de ajudar na queima de calorias e promoção da saúde, a atividade também favorece o meio ambiente, já que não utiliza combustível.

Dicas para iniciantes:

Se você deseja iniciar no ciclismo, atente-se para essas dicas, pois esse esporte vai muito além do que passear de bicicleta aos finais de semana:

  • Escolha a bicicleta correta;
  • Sempre verificar se os pneus estão calibrados e se não há nenhum parafuso solto, para que não haja problemas durante o percurso;
  • Fique atento aos obstáculos;
  • Olhe sempre para frente;
  • Sempre utilize os equipamentos de segurança, como capacete, óculos, joelheira, tornozeleira, etc.;
  • Mantenha-se bem hidratado antes, durante e depois da prova, para evitar complicações e prejuízos no desempenho. Para isso, é sempre bom carregar uma garrafinha de água ou repositor hidroeletrolítico (dependendo da intensidade do exercício e do tempo de duração);

Prevenção de lesões, dores e fadigas:

Para prevenir lesões e dores, são necessários alguns cuidados:

  • Antes de iniciar uma prova ou competição, certifique-se de que está com uma roupa confortável, que não vá machucar ou incomodar;
  • Procure manter-se em uma posição confortável sobre a bicicleta. O posicionamento adequado é essencial, não apenas, para o conforto, mas também para minimizar o risco de lesões;
  • A bicicleta precisa estrar com as adequações ergonômicas corretas;
  • Sempre se alongue antes do exercício;

Para evitar a fadiga, sigas estas dicas:

  • Tenha uma boa noite de sono (durma pelo menos oito horas);
  • Mantenha uma alimentação e hidratação adequada;
  • Mantenha uma respiração adequada;
  • Realize treinamentos e respeite sempre os limites do seu corpo;

Como amenizar a fadiga após corrida:

  • Mantenha uma respiração pausada;
  • Tome bastante líquidos;
  • A massagem também bastante

Suplementação para ciclistas:

O ciclismo é um esporte que leva a uma grande perda de calorias, devido aos treinos e provas intensas e de longa duração. Sendo assim, para garantir um rendimento adequado do atleta, é necessária atenção redobrada à alimentação e hidratação. Em alguns casos, quando apenas a alimentação não é capaz de suprir as necessidades nutricionais do atleta, a suplementação pode ser necessária. Confira os suplementos mais utilizados para essa prática:

  • Repositores hidroeletrolíticos (isotônicos): são fontes de carboidratos e eletrólitos, como o sódio, por exemplo. Como durante as provas se perde muito liquido e eletrólitos, pelo suor, e se utiliza muito energia, estes suplementos são uma ótima opção para repor água e estes nutrientes, favorecendo a hidratação e a reposição de carboidratos.
  • Carboidratos: são a principal fonte de energia do nosso corpo. Por isso, suplementos como a maltodextrina, dextrose, waxy maize, entre outros, podem ajudar na melhora da performance e recuperação após o exercício.
  • Multivitamínico e polimineralo nosso organismo necessita de vitaminas e minerais para seu funcionamento correto. A falta de vitaminas e minerais pode levar a um prejuízo do rendimento do atleta, sendo a sua suplementação necessária em alguns casos, principalmente de vitaminas antioxidantes (C e E) e minerais que auxiliam na contração muscular (zinco, magnésio, cálcio).
  • BCAA e Whey: são fontes de proteínas, que são fundamentais para o músculo. Em função da intensidade do esporte, pode ocorrer fadiga muscular e, até mesmo, lesõe. Os aminoácidos da cadeia ramificada (BCAA) ajudam na manutenção integridade do tecido muscular.
  • Glutamina: é um aminoácido abundante no tecido muscular e muito utilizado na atividade física, já que além de favorecer o ganho muscular, oferece suporte para o nosso sistema imunológico;

Vale lembrar que o ideal é consultar sempre um médico e/ou nutricionista antes de fazer o uso de qualquer suplemento.




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