A busca pelo equilíbrio do corpo e da mente

  • A busca pelo equilíbrio do corpo e da mente

    Em meio à correria, a busca pela serenidade, pelo equilíbrio e pelo bem-estar se torna ainda mais necessária. Para isso, muitas atividades com base na espiritualidade, como o tai chi chuan, meditação e o yoga conquistam mais adeptos.

    Meditação

    A palavra meditação vem do latim, meditare, que significa voltar-se para o centro, ou seja, desligar-se do mundo exterior e prestar atenção em si mesmo.

    Meditação encontra-se entre a concentração e a complementação. Apesar da associação entre as questões tradicionalmente relacionadas à espiritualidade e essa prática, a meditação pode também ser praticada como instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso.

    Tai chi chuan

    Tai chi chuan é uma arte marcial, interna chinesa. O estilo é recomendado, também como uma forma de meditação e movimento. Os princípios filosóficos do tai chi chuan remetem ao taoísmo e à alquimia chinesa. A relação entre in e iang, com os elementos do livro das mutações (I ching) e o Tao te ching, de Lao Zi, são algumas das principais referências para compreensão de seus fundamentos.

    Os criadores do tai chi chuan basearam sua arte na observação dos animais e no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais com a espiritualidade.

    Yoga

    Yoga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia. A palavra yoga está associada a práticas meditativas tanto do budismo quanto do hinduísmo. Fora da Índia, o termo yoga costuma ser associado com a hatha yoga (técnica de exercícios) e suas asanas (posturas), ou como uma forma de exercício.

    O equilíbrio entre o corpo e mente está muito além de passar o dia todo na academia malhando. Ambos devem estar em harmonia para que possamos ter certeza que nossa saúde está evoluindo de forma saudável. #TenhaAtitude




    Foto: Getty Images