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O que é? Quais benefícios? Essa e outras respostas aqui!


Dieta Cetogênica

Dieta cetogênica: mocinha ou vilã?

 

Quem nunca fez dieta que atire a primeira pedra, não é verdade? As centenas de dietas da moda que prometem perda de peso de maneira fácil e rápida fazem cada vez mais sucesso. Mas, é preciso tomar cuidado pois muitas dessas dietas podem ser perigosas para saúde.

A dieta ecogênica, por exemplo, ganhou muitos adeptos, mas você sabe o que é dieta cetogênica? Ou se a dieta cetogenica funciona? E quais os seus ricos para saúde? Confira agora!

O que é dieta cetogênica?

A dieta cetogênica se baseia na alimentação rica em gorduras, com um consumo moderado de proteínas e pobre em alimentos fonte de carboidratos. Nesse tipo de dieta os alimentos à base de carboidratos são substituídos por alimentos ricos em gorduras. 

Na dieta cetogênica as gorduras são utilizadas como principal fonte de energia, resultando na elevada formação de corpos cetonicos, que quando em excesso podem ser tóxicos ao nosso organismo, pois fazem com que o nosso corpo entre em estado de cetose.

Quais os benefícios da dieta cetogênica?

Os principais benefícios da dieta cetônica estão associados ao tratamento alternativo da epilepsia de difícil controle. Nesses casos a indicação da dieta cetogenica para epilepsia é feita pois, a cetose provocada pela dieta cetogênica auxilia no tratamento das crises.

Além da epilepsia, a dieta cetogênica também é indicada para espasmos infantis, Síndrome de West e Síndrome de Lennox-Gastaut.

Mas é importante lembrar, que para o tratamento de doenças, essa dieta só deve ser adotada sob orientação de médico ou nutricionista, uma vez que precisa ser devidamente calculada para atender as necessidades de cada pessoa e realizada em hospital, pois pode oferecer riscos à saúde.

Algumas pessoas também utilizam a dieta cetogenica hipertrofia, já que favorece a queima de gordura (que será usada como energia), porém, uma dieta restrita em carboidratos pode fazer com que também ocorra a degradação das proteínas para geração de energia, favorecendo o catabolismo.

Cardápio dieta cetogênica

O cardápio da dieta do cetônico se baseia principalmente na ingestão de alimentos fonte de gorduras, além de frutas e legumes, leguminosas, proteínas em baixa quantidade, as massas e cereais podem ser consumidos em pequenas porções e quando indicado apenas. É importante lembrar que o açúcar deve ser substituído pelo adoçante.

Como fazer dieta cetogênica?

A dieta cetogênica não deve ser realizada por períodos muito longos, pois pode provocar complicações no nosso organismo.

Perigos da dieta cetogênica

Por restringir o consumo de alguns alimentos esse tipo de dieta pode contribuir com o surgimento de carências nutricionais. Além disso, o consumo elevado de gorduras pode aumentar o risco para o desenvolvimento de dislipidemias e outras doenças. Por isso, lembre-se que qualquer modificação na dieta deve ser acompanhada por um nutricionista.




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