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Dieta DASH – Saiba tudo sobre o tema na Natue!

O que é? Quais benefícios? Como funciona? Essa e outras respostas aqui!


Coração

DASH x dieta x hipertensos

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica multifatorial (cuja causa está relacionada a diversos fatores), considerada um problema de saúde pública, devido a sua alta prevalência. Além disso, por estar associada com o aumento da pressão arterial, a HAS também é um fator de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde, sendo a primeira opção para o seu tratamento a mudança no estilo de vida, associado ou não ao uso de medicamentos. Dentre as opções de tratamentos não medicamentosos, podemos citar a dieta DASH.

O que é dieta DASH?

A dieta DASH (The Dietary Approaches to Stop Hypertension) é considerada uma dieta para hipertensos, que surgiu a partir de um estudo realizado com 459 indivíduos adultos, com pressão arterial sistólica menor que 160 mmHg e pressão diastólica entre 80 e 95 mmHg, em alguns centros universitários nos Estados Unidos, a fim de testar o efeito de uma dieta-padrão sobre a pressão arterial. Os participantes seguiram uma dieta controle, pobre em frutas, vegetais e produtos lácteos durante três semanas. Em seguida, o grupo foi randomizado para seguir uma de três dietas nas oito semanas seguintes, a controle (descrita acima), outra rica em frutas e vegetais, ou uma terceira, que combinava frutas e vegetais com produtos derivados do leite com baixo teor de gordura (total e saturada). O resultado da dieta combinada (DASH) nesse primeiro estudo correspondeu à pressão arterial sistólica e diastólica dos pacientes hipertensos.

Como funciona a dieta dash?

A dieta DASH hipertensão preconiza o aumento no consumo de frutas, verduras, fibras, minerais e laticínios magros, além restringir a quantidade de sódio da dieta.

Dieta dash – cardápio

Como citado anteriormente, o cardápio da dieta DASH deve ser rico em frutas, verduras, produtos lácteos com baixo teor de gordura, cereais integrais, peixe, aves e nozes, ao mesmo tempo, com menor consumo de carne vermelha, sal, doces e açúcares.

Desta forma, seu consumo resulta no aumento da ingestão de nutrientes como magnésio, potássio, cálcio e fibras.

Confira os grupos alimentares e as porções diárias preconizadas pela dieta DASH:

Quadro1: Grupos alimentares e quantidades recomendadas com base em uma dieta de 2100kcal/dia conforme proposto pela dieta DASH.

Grupo alimentares

Quantidade/porções

Vegetais (porções/dia)

4-5

Frutas (porções/dia)

4-5

Carnes magras, peixe e frango (g/dia)

<180

Leite e derivados <1% de gordura (porções /dia)

2-3

Sementes e oleaginosas (porções/semana)

4-5

Grãos integrais (porções/dia)

6-8

Sal (porção/dia)

~6g (3000mg de sódio)

Açúcares (porções/semana)

<5

Óleos e gorduras (porções/dia)

2-3

Fontes: PIPER, et al., 2012.

Benefícios da dieta DASH

Por se tratar de uma dieta nutricionalmente equilibrada, rica em fibras, vitaminas e minerais e pobre em gorduras saturadas, sal e doces. A dieta DASH pode proporcionar diversos benefícios à nossa saúde. Confira!

  • Combate a hipertensão, por contribuir para a redução da pressão arterial;
  • Pode auxiliar no processo de emagrecimento;
  • Auxilia na redução da incidência de insuficiência cardíaca;
  • Reduz o risco de doenças do coração e AVC (derrame cerebral);
  • Pode melhorar a sensibilidade a insulina (hormônio que transporta a glicose para dentro das células);

Desvantagens da dieta DASH

Por se tratar de uma dieta, muitas pessoas já pensam logo em emagrecimento! porém, com a dieta DASH não é bem assim! Apesar de poder contribuir para a perda de peso, esse não é o foco principal, O que pode fazer com que algumas pessoas desistam de segui-la por achar que não está surtindo efeitos.

Aproveite para conferir receitas para dieta DASH e saber mais sobre outros tipos de dieta, tais como a dieta do tipo sanguíneo, aqui na Natue!




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