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Dieta Mediterrânea – Saiba tudo sobre o tema na Natue!

O que é? Quais benefícios? Como fazer? Essa e outras respostas aqui!


Dieta Mediterrânea

Dieta Mediterrânea: O que é?

A Dieta Mediterrânea é baseada no estilo de vida e na alimentação da população que vive nos países banhados pelo mar do mediterrâneo, como Espanha, Grécia, Itália, Egito, Líbia, Turquia, entre outros.

Os alimentos utilizados para o preparo das refeições, na maioria das vezes, fazem parte da agricultura e pesca familiar ou local.

Trata-se de uma dieta saudável onde há um grande consumo de peixes, verduras, legumes, frutas, oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas), azeite de oliva, cereais integrais, consumo moderado de vinho e uma infinita variedade de ervas, ou seja, uma dieta bem balanceada e pobre em alimentos industrializados, gorduras de origem animal e açucares. Os alimentos que compõe está dieta são ricos em nutriente que trazem muitos benéficos para a saúde.

 

Quais os benefícios da Dieta Mediterrânea?

A dieta mediterrânea traz muitos benefícios para a saúde, veja os principais destaques:

  • Ajuda no controle do colesterol, triglicérides, diabetes e pressão arterial;
  • Conhecida como dieta para o coração pois pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares;
  • Por ser fonte de gorduras saudáveis, como as gorduras poli e monoinsaturadas, e priorizar o consumo de alimentos cozidos e assados, também é considerada uma dieta para evitar gordura principalmente na região abdominal.
  • Ajuda no controle do peso, pois não utiliza alimentos industrializados, carne gordurosas, frituras, farinhas brancas e açucares;
  • Ajuda no controle da “síndrome metabólica”, que é o sobrepeso associado a outras doenças, como diabetes e pressão alta, por exemplo. Ajudando a controlar as complicações das doenças.
  • Com relação as doenças renais, dieta mediterrânea pode atuar como protetora, preservando a função dos rins, devido ao consumo de alimentos mais saudáveis, que evitam a sobrecarga renal.
  • É rica em antioxidantes e com isso, pode ajudar a prevenir o envelhecimento causado pelo excesso de radicais livres.

 

Como fazer a dieta do Mediterrâneo?

Para fazer a dieta do mediterrâneo basta mudar alguns hábitos alimentares, como:

  • Aumentar a ingestão de frutas, verduras e legumes
  • Consumir mais peixes, pois é a proteína da dieta do mediterrâneo,
  • Consumir mais alimentos integrais
  • Aumentar o consumo de água
  • Aumentar o consumo de azeite extravirgem
  • Incluir oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, etc) na alimentação
  • Diminuir o consumo de alimentos industrializados, embutidos, açúcares e gorduras.

 

Dieta do mediterrâneo emagrece?

Por se tratar de uma dieta saudável, pobre em alimentos que não oferecem nutrientes, apenas energia, a dieta mediterrânea pode ajudar na perda de peso, porém a pratica de exercício físico deve estar associada. Os alimentos dieta do mediterrâneo, são ricos em fibras que ajudam a aumentar a saciedade, reduzindo o consumo alimentar.

Há inúmeras receitas da dieta mediterrânea muito saborosas, como penne integral com lascas de bacalhau, manjericão, azeitonas pretas e tomate, onde perder peso pode ser uma experiência agradável e saborosa.

Encontre aqui diversos alimentos que iram te ajudar a realizar a dieta do mediterrâneo, como as castanhas dieta mediterrânea.




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