Dieta paleolítica – saiba o que é!

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Dieta Paleolítica – Saiba tudo sobre o tema na Natue!

O que é? Quais benefícios? Como fazer? Essa e outras respostas aqui!


Carne crua

Dieta Paleolítica – saiba tudo aqui!

 

dieta paleolítica ou dieta das cavernas propõe a volta da alimentação de nossos ancestrais, para evitar ou auxiliar no tratamento de algumas doenças como a diabetes, distúrbios metabólicos, problemas do coração, obesidade. Também auxilia na perda de peso, pois os adeptos desta dieta acreditam que o nosso organismo foi moldado há milhões de anos para seguir este tipo de alimentação. As doenças são respostas do corpo ao excesso de carboidrato, açúcar e alimentos processados, impostos pela dieta contemporânea.

Segundo os adeptos, a dieta paleo não é apenas uma dieta, e sim, um método natural para se alimentar, já que não existe tempo de duração.

 

O que é dieta paleolítica?

 

A dieta Paleolítica ou Lowcarb nada mais é do que uma proposta alimentar seguindo os hábitos que os homens das cavernas seguiam, ou seja, uma dieta que exclui alimentos muito processados que fazem parte da alimentação moderna. É o conceito de voltar às nossas origens e reduzir o consumo de alimentos que são muito populares, mas que não fazem bem para o nosso organismo. A dieta paleolítica preza por excluir todos os alimentos que contém anti-nutrientes (como os fitatos encontrados em grãos e cereais), o glúten, a lactose e os aditivos químicos, substâncias que atrapalham a absorção dos nutrientes, além de provocarem uma inflamação crônica e generalizada no nosso organismo.

 

Benefícios da dieta paleolítica:

  • Emagrecimento: a dieta low-carb e paleolítica é composta por quantias menores de carboidratos do bem e exclui os carboidratos refinados e de alto índice glicêmico (os verdadeiros vilões), que são consumidos em excesso pela grande maioria dos brasileiros. Ter a presença (em baixa quantidade) de carboidratos de baixo índice glicêmico evita picos de insulina, que favorecem o acumulo de gorduras.
  • Controle da glicemia (açúcar no sangue): por ser uma dieta low-carb (baixo teor de carboidratos) também favorece o controle da glicemia, o que é interessante para diabéticos.  
  • Dieta paleolítica hipertrofia: por ser uma rica hiperproteica, favorece o ganho de músculos, quando associada com exercícios físicos adequados. Além disso, diferente das outras dietas hiperproteicas, a dieta paleo possui menor de carboidratos, mas não os exclui, já que os carboidratos são importantes para a produção de energia, evitando o catabolismo.
  • Alimentação mais natural: por limitar o consumo de produtos processados e ricos em aditivos químicos, é uma alimentação muito mais próxima do natural, que o nosso corpo necessita.
  • É uma dieta sem glúten e sem lactose, sendo uma dieta permitida para celíacos e para quem tem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca.

 

Como fazer dieta paleolítica?


Separamos uma listinha do que é consumido e evitado na dieta paleolítica. Embora possam existir variações da dieta, este é um resumo de como fazer a dieta paleolítica:

O que comer na dieta paleo?

O que não comer na dieta paleo?

- Grãos de cereais (como trigo, arroz, centeio, cevada, aveia);

- Legumes, incluindo os feijões, grão de bico, lentilha e o amendoim;

- Açúcar refinado e mel;

- Leite e derivados;

- Frios (salame, peito de peru, presunto) e embutidos (salsicha e linguiça);

- Sal – abusar dos temperos naturais à base de ervas;

- Óleos vegetais refinados;

- Batata branca;

- Álcool.

 

Suplementos dieta paleolítica:

A utilização de suplementos alimentares na dieta paleolítica é algo que divide opiniões. Enquanto o uso de muitos suplementos proteicos à base de whey protein ou proteína da soja, não são permitidos na paleo, outros suplementos poderiam entrar na dieta das cavernas, como os suplementos à base de proteína da carne. Além disso, suplementos de vitaminas e minerais, ômega 3 (óleo de peixe), entre outros, também podem fazer parte da dieta paleolítica.

 

Cardápio dieta paleolítica:

Parece muito difícil cortar pães, massas, doces, arroz e feijão? Então segue um exemplo do que comer na dieta paleolítica:

  • Café da manhã: - Shake à base de água, banana, semente de chia e leite de coco ou ovos mexidos.
  • Lanches: frutas + castanhas ou batata doce assada;
  • Almoço/jantar: Vegetais no vapor (abóbora, mandioquinha, brócolis, etc.) + salada verde + peixe/carne/frango grelhado.



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