Dores musculares - como evitá-las após uma prática esportiva

  • Dores musculares - como evitá-las após uma prática esportiva

    Que a prática esportiva faz bem para o nosso corpo, melhora a circulação, fortalece o coração e dá um up na nossa alto-estima, estamos carecas cansados de saber. Mas, apesar de todos os benefícios, quando não executado da maneira correta, o esporte pode ter seus efeitos colaterais. Quer ver?

    Você acordou inspirado e resolveu que ia começar a academia. [#DessaVezVai!] Se empolgou na esteira, correu pra caramba, depois levantou peso, enfim, fez sua série de exercícios. No dia seguinte o que acontece? Seu corpo amanhece praticamente gritando de dor.

    Isso é muito comum de ocorrer porque quando o nosso corpo está destreinado, esses movimentos incomuns estressam os nossos músculos. Mas calma, não é para desistir de praticar esporte. Nada disso! Separamos algumas dicas simples que podem ajudar a evitar a dor relacionada ao estresse após o exercício:

    • Warm-Up! É importante sempre fazer um aquecimento antes de começar o treino pra valer. É importante aquecer os músculos antes de pegar pesado.
    • Alongamento é a peça-chave de tudo! Ele evita o encurtamento dos músculos e, assim, a dor. Portanto, antes e depois do exercício é preciso alongar todos os músculos.
    • Não vá de zero a cem de uma só vez. Aumente a intensidade com calma, gradativamente, de acordo com seu desempenho.
    • Se hidrate muito!

    Quando a dor aparecer, existem alguns truques que ajudam a nos livrarmos dela, como por exemplo:

    • Faça uma sauna ou tome um banho quente. Sério, faz maravilhas!
    • Massageie suavemente as partes do seu corpo que estão doendo.  Assim, a circulação é estimulada, as tensões são liberadas e relaxa os músculos.

    E vocês, costumam sentir dores depois de praticar esportes? O que costumam fazer para diminui-las?




    Foto: Getty Images