Fibra alimentar o que é e para que serve? - Natue

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Fibra alimentar – Saiba tudo sobre o tema na Natue!

O que é? Quais benefícios? Para que serve? Essa e outras respostas aqui!

As fibras são grandes aliadas da nossa dieta e principalmente da nossa saúde! Isso porque elas desempenham papéis muito importantes no nosso organismo! Mas você sabe o que é fibra alimentar? Para que serve a fibra alimentar? Quais os tipos? Então, continue lendo, pois vamos explicar tudinho!

Fibra alimentar: o que é?

Pode-se definir as fibras como a parte dos carboidratos de origem vegetal, resistente à digestão e absorção no intestino delgado. Ou seja, após ingeridas, as fibras chegam intactas ao nosso intestino grosso, local em que sofrem fermentação, proporcionando assim diversos benefícios.

Mas, qual a quantidade ideal de fibras por dia para se obter seus benefícios? Bem, as recomendações para o consumo de fibras variam. Confira:

Entidade

Recomendação diária de fibras

American Dietetic Association (ADA)

14g/100kcal ou 25g para mulheres 38g para homens adultos.

Organização Mundial da Saúde (OMS)

< 25g para prevenção de doenças crônicas ou no mínimo 20g para diabéticos.

DRIs

Em média 30g para a prevenção de doenças cardiovasculares ou no mínimo 20g.

               

Para se atingir as recomendações diárias de fibras, o ideal é consumir regularmente frutas, verduras, legumes, cereais integrais e leguminosas.

 

Funções das fibras alimentares

As fibras desempenham importantes funções no nosso organismo, dentre as quais, podemos citar:

  • Fundamental para o correto funcionamento do intestino;
  • Contribuem para a diminuição dos níveis de colesterol total e LDL (“colesterol ruim”);
  • Melhoram a tolerância à glicose (açúcar no sangue), diminuindo os riscos de surgimento de diabetes tipo 2;
  • Aumentam a sensação de saciedade, ajudando a regular nosso apetite;

Fibra alimentar emagrece?

Se você está em guerra com a balança, aqui vai uma boa notícia: as fibras podem sim ajudar no processo de emagrecimento! Como? Além de prolongar a sensação de saciedade, evitando com que comamos em excesso, as fibras alimentares diminuem a absorção de gorduras pelo nosso organismo.

Porém, não pense que pode sair por ai comendo uma pizza e uma maçã de sobremesa, que não vai adiantar! O ideal é que o consumo de fibras esteja aliado a uma dieta balanceada e hábitos de vida saudáveis. Além disso, ao consumir fibras, é de extrema importância ingerir bastante líquidos durante o dia, para que ela possa fazer seus efeitos.

Tipos de fibras alimentares

As fibras alimentares ainda podem ser classificadas de acordo com a sua solubilidade na água, em solúveis e insolúveis. Veja a seguir:

  • Fibras insolúveis: essas fibras não são digeridas e nem absorvidas, permanecendo intactas através de todo o trato gastrointestinal. Elas podem ser encontradas em todos os alimentos de origem vegetal, mas principalmente nos derivados de grãos inteiros, tais como os farelos. Dentre os tipos de fibras solúveis podemos citar as celuloses, grande parte das hemiceluloses, a lignina e algumas pectinas.
  • Fibras solúveis: quando entram em contato com a água, essas fibras formam uma espécie de gel no nosso estomago, que por sua vez se ligam às gorduras, eliminando-as pelas fezes. As fibras solúveis estão presentes, especialmente, nos legumes, nas frutas (principalmente a maçã e as frutas cítricas) e na aveia. Alguns exemplos são as pectinas, as mucilagens, certas hemiceluloses e as gomas.

Vale lembrar que além de poder ser encontrada naturalmente em alguns alimentos, hoje em dia existem diversas opções de suplementos à base de fibra alimentar em pó e em cápsulas! Aqui na Natue, você encontra diversas opções, aproveite e confira!




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