Saiba porque incluir frutas no cardápio – Natue

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Frutas – Saiba tudo sobre o tema na Natue!

O que é? Quais benefícios? Essa e outras respostas aqui!


Maça

O que são frutas?

As frutas são alimentos comestíveis obtidos a partir de plantas e são de extrema importância para a promoção da nossa saúde! isso porque elas representam umas das principais fontes alimentares de fibras, vitaminas e minerais, que por sua vez são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo como um todo.  Além disso, existem diversos tipos de frutas, tais como frutas cítricas, frutas silvestres, frutas desidratadas, etc., ou seja, tem para todos os gostos!

As frutas são ainda muito versáteis, já que podem ser consumidas tanto na forma in natura (crua), na forma de vitaminas de frutas, sucos naturais ou até mesmo misturadas na forma de salada de fruta.

O que são frutas exóticas?

Frutas exóticas são aquelas que possuem geralmente, cor, sabor, odor e formado diferentes das demais frutas, e não são conhecidas pela maior parte das pessoas. Estas frutas não são produzidas em larga escala e por isso possuem um custo mais elevado e também não são encontradas com facilidade em quitandas, supermercados e feiras livres. Exemplos de frutas exóticas são a pitaia, seriguela, jenipapo, buriti e gerimoia.

A importância das frutas:

Além de deliciosas, as frutas desempenham um papel primordial para a nossa saúde! Mas se você não é muito fã de frutas, confira alguns motivos para inclui-las no cardápio:

  • Possuem ação antioxidante, ajudando no combate aos radicais livres;
  • Contribuem para o bom funcionamento do intestino;
  • Protegem contra doenças pulmonares crônicas obstrutivas, como asma e bronquite;
  • Ajudam na prevenção de doenças crônicas, protegendo contra o derrame e a hipertensão, por isso, frutas para hipertensos pode ser uma boa alternativa;
  • Protegem contra a obesidade, entre outros benefícios;

O Ministério da Saúde recomenda ainda o consumo diário de 2 porções ou mais de frutas para saúde equilibrada, seja como parte principal das refeições, sobremesas ou lanches. Além disso, uma dica importante é sempre variar no consumo das frutas, já que cada uma possui uma propriedade específica.

Frutas que emagrecem:

Se você ainda não se contentou com os benefícios listados acima, saiba que as frutas também podem funcionar como aliadas no processo de emagrecimento! Isso mesmo, as frutas possuem um baixo teor de calorias (com algumas exceções é claro) e ao alto teor de fibras, que por sua vez proporcionam a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino. Porém, vale lembrar que não existem frutas emagrecedoras, ou seja, a fruta emagrece, ou melhor ajuda no emagrecimento, somente se estiver aliada a uma alimentação balanceada e a hábitos de vida saudáveis.

Algumas frutas com baixas calorias são o melão, a melancia, o limão, a cereja e o morango. Dentre as Frutas ricas em fibras podemos citar a maçã com casca, a pera com casca, a goiaba, o abacaxi, a laranja, o mamão, etc.

Frutas para diabéticos:

As frutas mais indicadas para os diabéticos são aquelas que apresentam um baixo índice glicêmico, pois serão absorvidas de maneira mais lenta, evitando picos de glicose, ou seja, que as taxas de açúcar no sangue se elevem de forma brusca. Confira as frutas para diabéticos do tipo 2 e do tipo 1 (aquelas com baixo índice glicêmico):

  • Maçã;
  • Pera;
  • Goiaba;
  • Pêssego;
  • Morango;
  • Ameixa;

Outra dica interessante para os diabéticos é consumir as frutas como sobremesa logo após as refeições, pois assim elas são digeridas e absorvidas mais devagar, evitando também o aumento brusco da glicemia.

Qual a diferença para frutas secas?

As frutas desidratadas são aquelas que passaram por algum processo (secagem) para retirar parte da água presente em sua composição, seja de forma mecânica ou por meio da exposição ao sol. A diferença das frutas secas para as frescas, está no fato de que as frutas secas apresentam maior teor de calorias (devido a maior concentração de açúcar da fruta, frutose), fibras e alguns nutrientes, além de serem mais leves e não perecíveis.

Além disso, durante o processo de secagem das frutas, alguns nutrientes podem ser perdidos, como parte do betacaroteno e da vitamina C, especialmente se as frutas forem secas ao sol.




Quer saber mais sobre Frutas?


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