Goji Berry: Seus benefícios e como ele auxilia no emagrecimento

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Goji Berry: Seus benefícios e como ele auxilia no emagrecimento

Goji Berry emagrece? É melhor consumir em forma de fruta ou cápsula? Quanto devo consumir? Essa e outras respostas aqui!

Quem nunca ouviu falar da goji berry? Essa fruta é consumida pelos orientais desde a antiguidade e ganhou grande destaque nos últimos tempos devido suas diversas propriedades nutricionais e funcionais, e aos benefícios que pode proporcionar ao nosso organismo.

A goji berry (Lycium barbarum) é originaria dos países asiáticos e, atualmente, é considerada um “superalimento” por possuir alto valor nutricional. Dentre suas diversas propriedades nutricionais, podemos destacar sua importante ação antioxidante que pode prevenir nosso organismo da ação danosa dos radicais livres.

A goji berry é rica em vitaminas e minerais, contém aminoácidos e substâncias antioxidantes importantes para a saúde e bom funcionamento do nosso organismo. Podemos destacar:

  • Vitamina C: Atua como antioxidante neutralizando a ação danosa dos radicais livres;
  • Betacaroteno: Substância que protege a pele da radiação solar e se transforma em vitamina A no nosso organismo trazendo benefícios para saúde dos olhos, cabelos, pele e sistema imunológico;
  • Riboflavina (vitamina B2): Participa do metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras para o fornecimento de energia para o nosso corpo;
  • Ferro: Está presente na constituição das células do nosso sangue, importante para o transporte de oxigênio;
  • Magnésio: É importante para formação dos nossos dentes e ossos e participa de diversos processos enzimáticos;
  • Selênio: Protege nossas células dos danos oxidativos;
  • Zinco: Tem ação antioxidante, é importante para o sistema imunológico e para a síntese e liberação de alguns hormônios como a testosterona;
  • Taurina: Um aminoácido essencial para o sistema nervoso que melhora a concentração e função cognitiva;
  • Fibras: Importante para o funcionamento do intestino, também podem auxiliar na redução do colesterol sanguíneo.
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Por ser rico em nutrientes, o goji berry pode trazer diversos benefícios para à saúde. Alguns estudos científicos demostraram que o consumo do suco de goji berry aumentou a sensação de bem-estar, melhorou o funcionamento do intestino e a função neurológica. Também apresentou efeitos positivos na prevenção e tratamento de doenças do coração, doenças inflamatórias e diabetes.

O consumo da goji berry pode contribuir com o nosso sistema imunológico e visão, além de possuir nutrientes que evitam o envelhecimento precoce e o aparecimento de câncer de pele. Apresenta também efeito hepatoprotetor (protege nosso fígado), neuroprotetor e ainda pode auxiliar no controle da hipertensão arterial.

Entre tantos benefícios do goji berry, a fruta ficou famosa por sua possível ajuda no emagrecimento. Mas será que isto é verdade? Estudos científicos mostraram que o goji pode aumentar nossa taxa metabólica basal, o que significa que acelera o nosso metabolismo, fazendo com que nosso corpo gaste mais calorias para desempenhar suas funções. Esta ação do goji berry, com certeza, é uma grande ajuda para o emagrecimento. No entanto, se mesmo com este gasto calórico aumentado, comermos mais do que estamos gastando, não iremos emagrecer. Portanto, para bons resultados, é indicado que o goji berry seja consumido regularmente, associado à uma alimentação equilibrada e prática regular de atividade físicas.

A goji berry pode ser encontrada para o consumo de diversas formas: a fruta in natura, na forma de farinhas, na forma de pó solúvel e na composição de alimentos e/ou suplementos alimentares. Quando in natura, a fruta pode ser consumida pura ou utilizada para a preparação de sucos, vitaminas, bolos, geleias, ou adicionado em saladas de frutas, iogurtes e granolas. Os suplementos à base de goji berry devem ser consumidos como indicado no rótulo.

O goji berry é contra indicado para crianças, gestantes e mulheres que estão amamentando devido à ausência de estudos sobre a segurança desse alimento.

Além disso, pessoas que possuem maior sensibilidade a alimentos ou apresentam muitas alergias alimentares devem consumir o goji berry com cautela. Como a fruta é um alimento novo no nosso país e possui potencial alergênico elevado, antes de consumir goji berry regularmente, devemos observar a resposta do nosso organismo para esta novidade.

A goji berry não é recomendada para pessoas que fazem uso de alguns medicamentos como a varfarina (anticoagulante), pois pode potencializar seu efeito. Também não deve ser consumida por quem utiliza aspirina com frequência, pois pode aumentar o risco de hemorragias. E ainda, apesar de trazer benefícios para a pressão e os níveis de açúcar no sangue, a goji berry não deve ser associada com anti-hipertensivos ou antidiabéticos, pois também pode potencializar sua ação.




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