Gorduras insaturadas: amigas ou vilãs? Confira aqui - Natue

Artigos >Gorduras Insaturadas

Gorduras Insaturadas – Saiba tudo sobre o tema na Natue!

O que são? É bom ou ruim? Essa e outras respostas aqui!


Sementes

Gorduras Insaturadas: O que são?

A gordura insaturada é um tipo de ácido graxo essencial não produzido pelo organismo, devendo ser obtida por meio da alimentação.

As gorduras são consideradas fontes de energia, além de exercerem outros papéis fundamentais para saúde, porém, seu consumo em excesso pode trazer muitos prejuízos ao organismo. Saber escolher as melhores fontes de gorduras e consumi-las com equilíbrio é essencial.

Gordura Insaturada é saudável?

A gordura insaturada é conhecida como gordura boa, pois pode contribuir para prevenção de doenças e deve ser obtida por meio de uma alimentação equilibrada.

O consumo de gordura é necessário para nosso organismo, pois fazem parte de estruturas importantes, como o cérebro, além de atuar na produção de hormônios e absorção de vitaminas consumidas através dos alimentos. Por isso, o consumo de gorduras não deve ser restringido da dieta, mas deve-se preferir as fontes de boa qualidade.

 

Gordura monoinsaturada e poliinsaturada

A gordura insaturada é dividida em dois tipos: gordura monoinsaturada (ômega-9) e gordura poliinsaturada (ômega 3 e 6).

Os ácidos graxos da família ômega-6 são facilmente obtidos por meio da alimentação, devido ao alto consumo de alimentos industrializados e de óleos vegetais, como de soja. Esse tipo de ácido graxo produz substâncias que podem estimular o processo inflamatório do organismo, por isso, é importante que seu consumo seja equilibrado com o consumo de alimentos fontes de ômega-3, que possui ação anti-inflamatória, além das fontes de ômega-9.

 

Diferença entre a gordura Saturada e a gordura Insaturada

A principal diferença entre a gordura saturada e insaturada são as ligações químicas, cuja estrutura irá alterar de acordo com cada tipo de gordura.

A gordura saturada é ruim quando consumida em excesso, pois pode aumentar o colesterol e os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares. Está presente em alimentos de origem animal, como carne vermelha, bacon, queijos amarelos, leite integral, banha de porco e alguns óleos vegetais, como o óleo de coco e azeite de dendê.

Benefícios da gordura Insaturada

Diferente da gordura saturada, que se consumida em excesso pode aumentar o risco de algumas doenças, as gorduras insaturadas são benéficas para saúde se consumidas na quantidade certa. Os principais benefícios das gorduras insaturadas são:

  • Prevenção de doenças cardiovasculares
  • Aumento do HDL, ou bom colesterol
  • Redução do colesterol ruim, LDL
  • Controle dos triglicérides

Como consequência desses benefícios, as gorduras insaturadas previnem enfarte e derrame, além de controlar a pressão arterial, pois melhoram a fluidez sanguínea.

Alimentos com gorduras insaturadas

As gorduras saudáveis estão presentes, principalmente, nos alimentos de origem vegetal, como o azeite extravirgem, óleos vegetais (canola, milho), castanhas, nozes, sementes, linhaça e chia, abacate e alguns peixes, como sardinha, salmão e atum.

Caso o consumo alimentar seja insuficiente, é possível encontrar suplementos prontos que podem complementar a alimentação.




Quer saber mais sobre Gorduras Insaturadas?


TÓPICOS RELACIONADOS
Glutamax, GlutaminaARTIGOS
Glutamina
+ SAIBA MAIS
Imunidade AlimentosBLOG
Como melhorar a imunidade
+ SAIBA MAIS
Carne grelhadaBLOG
Dieta cetogênica: mocinha ou vilã?
+ SAIBA MAIS
Tempero oréganoBLOG
9 temperos saudáveis para deixar o sal de lado!
+ SAIBA MAIS

PRODUTOS RELACIONADOS
Vitamina DVitamina D
Equaliv

De: R$38,00
Por: R$30,90
Pote de ChiaSemente de Chia Premium
Nu3 Naturals

De: R$25,42
Por: R$19,20
Omega 3 em cápsulasÔmega 3
Fort Vitta

De: 33,99
Por: R$30,50
Vitamina C em cápsulasVitamina C
OH2

Por: R$56,87