Saiba a importância da hidratação juntamente com a atividade física-Natue.

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Hidratação – Saiba tudo sobre o tema na Natue!

O que é? Qual a importância? O que fazer? Essa e outras respostas aqui!


Água

O que é a hidratação?

A hidratação, basicamente, é a reposição de água por via oral (água, alimentos e outas bebidas) ou intravenosa (soro). Você sabia que a maior parte do nosso organismo é composta por água, sendo responsável por até 70% do nosso peso corporal?  A variação da água corporal ocorre por diversas condições como temperatura corporal, níveis de eletrólitos e doenças, como diarreias. Qualquer diminuição da água corporal pode trazer prejuízos para nossa saúde, e em casos mais graves, podem até levar a morte. Por este motivo, é preciso repor diariamente esta substância tão importante. Se ligue nestas dicas para manter a hidratação sempre em dia!

Qual a importância da hidratação nas atividades físicas?

Enquanto realizamos uma atividade física a nossa temperatura corporal aumenta devido à produção de energia durante a contração muscular. Para normalizar a temperatura suamos, perdendo calor por meio da evaporação do suor. A produção de suor implica em perdas significativas de água juntamente com vitaminas e minerais podendo levar a desidratação. Em dias muito quentes ou quando praticamos esportes debaixo de sol o risco de desidratação aumenta! Por este motivo, a hidratação adequada é essencial para o bom funcionamento do organismo e para o desempenho esportivo. A desidratação, juntamente com o desequilíbrio de eletrólitos, provoca câimbras, náuseas, vômitos e acelera a fadiga, prejudicando assim, o desempenho esportivo. Portanto, a hidratação adequada é a dica número 1 para alcançar os seus objetivos no esporte.

Dica: uma medida eficaz para avaliar sua hidratação é se pesar antes e depois da atividade física. Esta perda de peso corresponde à perda de água (desidratação). Fique atento!

Perigos da desidratação

A desidratação consiste na perda ou redução considerável de água pelo organismo, ou seja, perdemos naturalmente líquidos por meio do suor, urina, fezes e etc., Quando conciliado a prática de atividade física ou ambiente muito quente, essas perdas podem ser ainda maiores.

A desidratação provoca diversas consequências, podendo levar até ao coma e morte. Confira os sintomas da desidratação:

  • Sede forte
  • Fadiga
  • Câimbras
  • Náuseas
  • Dificuldade de concentração
  • Vertigem
  • Fraqueza
  • Dificuldade de respiração
  • Pressão baixa
  • Aumento da frequência cardíaca

 

Dicas de hidratação

  • Tenha o hábito de tomar água antes mesmo de sentir sede;
  • Carregue sempre uma garrafa de água consigo;
  • Consuma sucos naturais para auxiliar na hidratação;
  • Consuma frutas que contenha mais água em sua composição como a melancia, abacaxi, melão e etc.;
  • No verão, o chá gelado pode ser uma ótima opção;
  • Abuse das verduras, saladas e legumes.

Um ótimo parâmetro para saber como anda nossa hidratação é a cor da urina. Quanto mais clara, mais bem hidratado estamos. Caso a urina esteja amarela mais forte ou mais escura, sinal de desidratação!

 

Como se hidratar adequadamente?

A recomendação de água por dia é de 35ml/kg de peso, por exemplo, uma pessoa de 60 quilos precisa consumir 2100ml (ou 2,1L) de água por dia. No entanto, quando praticamos exercícios, esta quantidade deve aumentar.  Para os atletas, a hidratação deve iniciar antes mesmo o treino:

  • 1-2 horas antes do treino: 500ml de água ou outro líquido;
  • 30 minutos antes do treino: 200ml de água ou bebidas esportivas;
  • Durante o treino: 150-350ml a cada 15-20 minutos;
  • Pós-treino: pelo menos 450-600ml de líquidos após o término.

Em atividades físicas muito intensas e/ou com mais de uma hora de duração, deve-se utilizar bebidas esportivas isotônicas.

Qual a função dos isotônicos e seus eletrólitos?

As bebidas isotônicas são suplementos hidroeletrolíticos que possuem concentração de eletrólitos igual à do sangue. São indicados para repor perdas excessivas ocasionadas pelo suor e deve ser consumido apenas para praticantes de atividade física intensa ou quando indicado por nutricionista ou médico. Seu uso indevido em longo prazo, pode trazer complicações. Conheça sua composição:

  • Água
  • Até 8% de carboidrato: a combinação de frutose e glicose favorece a reidratação.
  • Sódio: repõe o sódio perdido no suor, além de estimular a aceitação da bebida e aumentar a absorção de água e carboidrato no intestino - a queda de sódio no sangue (hiponatremia) pode causar desconfortos gastrintestinais, câimbras, dores de cabeça, confusão mental e até mesmo, a morte;
  • Pode conter potássio, além de outros minerais e vitaminas;
  • Não contém fibras, proteínas ou gorduras, pois estes nutrientes retardam a digestão, o que causa desconforto, se tomado durante o exercício, além de diminuir a velocidade de hidratação.



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