Imunidade – Saiba tudo sobre o tema na Natue!

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Imunidade – Saiba tudo sobre o tema na Natue!

Causas? Como cuidar? Dicas de alimentos para aumentar sua imunidade? Essa e outras respostas aqui!

As constantes mudanças no clima e o nosso estilo de vida agitado são alguns dos maiores responsáveis por deixar o nosso organismo mais susceptível a contrair gripes, resfriados, viroses, etc. Por isso, devemos tomar alguns cuidados para proteger o nosso organismo, principalmente nas estações mais frias.

O que é imunidade?

A imunidade é a defesa que o nosso corpo possui contra doenças e infecções. O nosso sistema imune é o responsável por fazer essa barreira protetora contra possíveis substâncias ou microrganismos nocivos para a nossa saúde, distinguindo os invasores dos tecidos e substâncias naturais do nosso corpo.  Além disso, ele também promove a limpeza de células mortas, entre outras “sujeiras”.

Cuidar da nossa alimentação é o primeiro passo para mantermos o nosso sistema imunológico funcionando de maneira correta. Uma alimentação desequilibrada, pobre em nutrientes e energia pode representar um grande risco não só para nossa imunidade, mas para nossa saúde, aumentando o risco de doenças e infecções. Isto porque os nutrientes são necessários para manter a produção e função das células do sistema imunitário (como os linfócitos – células brancas).

Baixa imunidade – causas:

Estar com a imunidade baixa pode ser consequência de diversos fatores, dentre eles:

  • Carências nutricionais, como a deficiência de vitaminas e minerais;
  • Estado nutricional (tanto a obesidade quanto a desnutrição podem interferir no funcionamento do nosso sistema imunológico);
  • Algumas doenças específicas;
  • Estilo de vida e o estresse.

Baixa imunidade – tratamento:

Você deve estar se perguntando: mas como aumentar a imunidade? E a resposta é simples! A melhor forma de aumentarmos a nossa imunidade é através da nossa alimentação. Mudá-la, bem como mudar o nosso estilo de vida, é o primeiro passo para aumentar a nossa imunidade. Além da alimentação, manter uma vida ativa, praticar atividades físicas e ter uma boa noite de sono ajuda muito o nosso sistema imunológico a se manter forte.

E quais os alimentos que aumentam a imunidade?

Alguns alimentos são indispensáveis quando falamos do bom funcionamento do nosso sistema imune. Ter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes como as vitaminas e minerais é a chave para mantermos a nossa imunidade alta e o nosso corpo protegido. Abaixo, listamos alguns nutrientes que não podem faltar na sua dieta. Confira!

  • Vitaminas: as vitaminas são importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. As vitaminas C (encontrada na laranja, limão, acerola, e outras frutas cítricas) e a vitamina A (encontrada em peixes, ovos e vegetais amarelos – cenoura, manga, abóbora), por exemplo, são essenciais para o sistema imunológico, além de serem antioxidantes;
  • Minerais: alguns minerais, como o zinco são essenciais para a manutenção das nossas células de defesa (células brancas);
  • Carotenóides (licopeno, betacaroteno, luteína, etc): ajudam a ativar o nosso sistema imune. O betacaroteno, por exemplo, se transforma em vitamina A no organismo. Podem ser encontrados em frutas e vegetais de cor vermelho, amarelo e laranja, como o tomate, a goiaba e o cenoura e em alguns vegetais verde-escuros;
  • Probióticos: os probióticos são bactérias do bem que ajudam a reforçar a nossa imunidade, pois restauram a flora intestinal, combatendo as bactérias do intestino que causam doenças, além de aumentarem a produção de anticorpos e células de defesas. Podem ser encontrados em iogurtes, leite fermentado ou na forma de suplementos alimentares;
  • Gorduras: algumas gorduras podem reforçar a proteção do nosso sistema imune. Os ácidos graxos poli-insaturados, como o ômega 3 e 6 ajudam na regulação das nossas células imunológicas e podem ser encontrados nos peixes, castanhas, sementes (linhaça, chia, etc.);
  • Proteínas: as proteínas fornecem aminoácidos essenciais para nosso sistema imunológico, como é o caso da glutamina, que serve como substrato energético para as células do sistema imunológico se replicarem.

Além disso, outros super alimentos, como o gengibre e a cúrcuma, possuem ação anti-inflamatória, assim como o Cogumelo Agaricus, ajudando a combater inflamações, e aliviam sintomas de gripes e resfriados. E ainda, os produtos apícolas (mel, geleia real, pólen e própolis) também tem ação antibiótica natural, ajudando a fortalecer o sistema imune.




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