Inibidores de apetite: o que você precisa saber para emagrecer com saúde – Natue

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Inibidores de Apetite – Saiba tudo sobre o tema na Natue!

O que são? Quais benefícios? Essa e outras respostas aqui!


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Inibidores de apetite: O que são?

Os inibidores de apetite são medicamentos que atuam na redução do apetite e na vontade intensa de comer, pois regulam locais no cérebro responsáveis pela sensação de fome.  Deve ser prescrito apenas por médicos e para pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30, classificado como obesidade.

Os inibidores de apetite possuem muitos efeitos colaterais, por isso, seu uso deve ser realizado apenas com acompanhamento médico e por um curto período de tempo. Os principais efeitos são: insônia, palpitação, boca seca e irritação e são contraindicados para pessoas com problemas cardíacos.

Como funcionam os redutores de apetite?

O medicamento inibidor de apetite atua diretamente no cérebro, bloqueando o centro que controla a fome e reduzindo assim, o consumo alimentar. Deve ser usado apenas por algumas semanas e associado com exercícios físicos e reeducação alimentar, já que após esse período, quando o medicamento for retirado, há um grande risco de ganho de peso se os hábitos alimentares não forem modificados.

Como emagrecer com redutores de apetite?

O remédio redutor de apetite age diretamente no cérebro e reduz a sensação de fome e o consumo de alimentos, fazendo com que haja perda de peso, mas deve estar associado com mudanças de hábitos alimentares, pois o remédio só pode ser consumido por curto período de tempo.

Deve ser consumido apenas com acompanhamento médico, devido aos efeitos colaterais que apresenta.

Inibidor de apetite natural

Alguns alimentos para comer menos podem ser inseridos na dieta com objetivo de aumentar a saciedade e reduzir o consumo alimentar.

Os principais alimentos que ajudam a controlar o apetite são aqueles que retardam o esvaziamento gástrico e, com isso, aumentam a saciedade. Veja como reduzir a fome com esses alimentos:

- Fibras: presentes em frutas, vegetais e cereais integrais. Dica: comece as refeições com um prato variado de saladas e legumes, assim não sentirá tanta fome ao consumir os pratos quentes.

Nos lanches intermediários, adicione fibras nos sucos ou frutas. Pode ser sementes de linhaça ou chia, aveia, quinoa em flocos, ou até mix de fibras prontos para o consumo.

Importante: ao aumentar o consumo de fibras, é necessário também aumentar a ingestão de água.

- Gorduras boas: presente nas castanhas, azeite extra virgem, peixes de água gelada, abacate, entre outros. Tempere as saladas com 1 colher (sopa) de azeite extra virgem. Nos lanches da tarde também inclua uma fonte de oleaginosas, como macadâmias, castanha do Brasil, nozes, entre outas, ou uma fatia de abacate acompanhada com gotas de limão e um fio de mel, além de aumentar a saciedade, também reduz a vontade de comer doces.

- Proteínas: está presente em alimentos de origem animal, como as carnes em geral, ovos, leite e queijos e leguminosas, como o feijão, grão de bico, lentilha, entre outros.

Inclua sempre fontes de proteínas em todas as refeições, como café da manhã, almoço, jantar e lanches.

Fique atento! Uma alimentação rica em carboidratos refinados, como as farinhas brancas, açúcar, pães e massas refinadas, doces em geral, pode aumentar a fome, fazendo com que o consumo alimentar seja maior e a sensação de fome apareça pouco tempo após o consumo.

Chás Inibidores de apetite

Existem diversos produtos naturais para emagrecer e controlar a fome. Além disso, algumas ervas podem contribuir para o controle do apetite agindo no sistema nervoso central, principalmente por ajudar a reduzir a ansiedade, fator que também aumenta a compulsão alimentar, como a camomila, melissa, capim-limão e hortelã.

Alguns chás para emagrecer também ajudam a reduzir o apetite e a vontade de comer doces, como o de erva doce, de carqueja e de gengibre.  




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