Conheça mais sobre as oleaginosas – Natue

Descubra o poder das oleaginosas!

Descubra o poder das oleaginosas!

Elas vêm ganhando destaque como alimentos nutritivos e essenciais e, aos poucos,  as queridinhas de quem quer ter uma vida saudável. Antigamente, por terem alto teor de gordura, ou seja, calorias não eram indicadas para quem queria perder peso. A história mudou: podem ser consumidas sem culpa, porém com moderação, pois seus benefícios são inúmeros! Estudos e pesquisas revelam que as oleaginosas podem prevenir doenças como as cardiovasculares. São ricas em gorduras monoinsaturadas e poli- insaturadas responsáveis por auxiliar na diminuição do colesterol do sangue, evitando a formação de placas de gordura no sangue. Possuem vitamina E, um potente antioxidante que previne o envelhecimento da pele.

Benefícios das oleaginosas

As oleaginosas apresentam um alto valor calórico proveniente da gordura, porém seu consumo não é contraindicado. Muito pelo contrário! As oleaginosas possuem gorduras mono e poli- insaturadas, sendo essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, diminuem o colesterol, evitam a formação de placas de gordura no sangue e, dessa maneira, auxiliam muito na saúde. São também fontes de proteínas e vitamina E, que é um potente antioxidante, além de selênio, cobre e magnésio

As oleaginosas ajudam a manter o peso?

Sim, as oleaginosas podem atuar de diversas maneiras como, por exemplo, prevenindo aterosclerose, problemas vasculares, trombose e reduzindo o colesterol total. Vale lembrar que apesar dos benefícios, estes compostos devem ser consumidos com moderação e podem aumentar o peso por seu elevado teor calórico.

Avelãs e amêndoas: Contêm bastante vitamina E, potássio e cálcio, além de antioxidantes, que combatem o envelhecimento.

Castanha-do-pará: Possui alta quantidade de  selênio, um mineral antioxidante, além de ômega 3.

Castanha de caju: Fonte de ácidos graxos insaturados que colaboram na baixa dos níveis de colesterol no sangue. Rica em ômega 3.

Girassol: Quando torrada, torna-se rico em nutrientes como ômega 6 e 9, vitamina E, cálcio, fósforo, ácido fólico e selênio.

Nozes: São ricas em nutrientes como vitamina E, potássio e vitaminas do complexo B. Também auxiliam no controle dos níveis de colesterol.

#DicaNatue O melhor horário para consumir as oleaginosas é no lanche da tarde.


Foto: Getty Images