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Ômega 3: a gordura que faz bem ao coração!

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Ômega 3: a gordura que faz bem ao coração! !

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O ômega 3 é, na verdade, uma família de gorduras, também conhecidas como ácidos graxos essenciais, que são essenciais para o nosso organismo. As gorduras ômega 3 são um tipo de gordura poli-insaturada, que diferentemente da gordura saturada, é uma gordura boa para o nosso organismo. Dentre a família ômega 3 encontramos o EPA (ácido ecosapentaenóico), o DHA (ácido docosahexaenoico) e o ALA (ácido alfa-linolênico), sendo o EPA  e o DHA os ácidos graxos ômega 3 mais importantes para o nosso organismo, pois são a forma ativa do ômega 3. Estes são gorduras essenciais para a nossa saúde e bem-estar e precisam ser adquiridos pela alimentação. Quando não conseguimos consumir as quantidades recomendadas deste nutriente, ou ainda, em situações de maior necessidade, a suplementação de ômega 3 é essencial.



A principal fonte alimentar de ômega 3 (na forma de EPA e DHA) são os peixes e frutos do mar, especialmente os peixes de águas frias e profundas, como cavala, salmão selvagem, arenque, truta, bacalhau e sardinha. Por este motivo, é recomendado o consumo de peixes pelo menos 2 vezes por semana.

Além disso, algumas sementes como a linhaça e a chia são ricas em ácido alfa-linolênico (ALA), uma gordura que pode se transformar em EPA e DHA no nosso organismo. Embora consumir alimentos ou suplementos fonte de EPA e DHA (provenientes de peixes) possa ser mais eficaz, as fontes de ALA como a chia e a linhaça têm a possibilidade serem grandes aliadas daqueles que não podem consumir peixes, beneficiando especialmente alérgicos ou vegetarianos.

No nosso organismo os ácidos graxos ômega 3 participam da formação da estrutura de todas as células do nosso corpo tornando as suas membranas mais flexíveis e elásticas. Por este motivo, já podemos imaginar que o ômega 3 é de grande importância para todo o nosso organismo. Por melhorar a funcionalidade das células do nosso sangue, o ômega 3 é importantíssimo para a circulação e saúde do coração.  O ômega 3 também está presente em grandes quantidades no cérebro humano, sendo essencial para o desempenho mental e comportamental.

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O consumo de alimentos e/ou suplementos com ômega 3 estão associados a diversos benefícios para a nossa saúde dos quais podemos destacar:

  • Ação anti-inflamatória: Ajuda a controlar processos inflamatórios, podendo auxiliar desde acne e celulite até doenças das articulações como artrites;
  • Controle do colesterol e triglicérides: Auxilia no equilíbrio destas substâncias no sangue quando associado à uma alimentação saudável;
  • Saúde cardiovascular: Ajuda na prevenção do coração e circulação como AVC (derrame cerebral), trombose, infartos e aterosclerose (veias entupidas);
  • Gestação: O consumo de ômega 3 é essencial para o bom desenvolvimento do feto, além de poder prevenir riscos de parto prematuro e depressão pós-parto na mãe;
  • Sistema nervoso: O ômega 3 é essencial para um bom desempenho mental e boa memória, além de estar relacionado com a prevenção de doenças como Parkinson e Alzheimer.

Assim como o ômega 3, o ômega 6 é outra gordura essencial para a nossa saúde e é extremamente importante que haja um equilíbrio no consumo destas duas gorduras. Isto porque, no nosso corpo, ambas competem pelas mesmas enzimas, influenciando a função final que irão desempenhar. Como o ômega 6 costuma estar presente em quantidades excessivas na nossa alimentação, por conta do alto consumo de frituras e óleos, o ômega 3 acaba ficando em desequilíbrio, gerando uma deficiência no nosso organismo.

A falta de ômega 3 no nosso corpo está relacionada à diminuição da memória e habilidades mentais, distúrbios de aprendizagem, problemas no desenvolvimento no feto e em crianças, sensação de formigamento nos nervos, diminuição da imunidade, maior tendência para a formação de coágulos no sangue, aumento dos triglicerídeos e dos níveis do colesterol, alteração nos batimentos cardíacos, entre outros.

O EPA e o DHA, os dois tipos de gordura ômega 3 que são importantes para o nosso organismo, desempenham funções distintas no nosso corpo. Embora seja recomendado um consumo de ômega 3, que normalmente contém mais EPA do que DHA, em alguns casos específicos de determinadas doenças é recomendado que consuma níveis ainda maiores de DHA, uma gordura especialmente relacionada com o cérebro. Portanto, antes de consumir suplementos, procure a orientação de um médico e nutricionista, que irá avaliar sua alimentação e orientar qual o mais indicado para você. 



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