Ômega 3 Saúde Cardiovascular

  • Ômega 3: o amigo do coração!

    Ômega 3 e a saúde cardiovascular - Natue

    ômega 3 atualmente é reconhecido como  um nutriente cardioprotetor, isto é, ele beneficia a saúde cardiovascular (saúde do coração). Com tantas vantagens, o consumo de alimentos ricos em omega 3 tornou-se um hábito indispensável para a manutenção da boa saúde. Os benefícios do ômega 3 são essenciais para o funcionamento de dois órgãos importantíssimos de nosso corpo: cérebro  e o coração.

    O cérebro é constituído por 20% de gordura, portanto o consumo de ômega 3 e ômega 6  é vital para deixá-lo ativo, prevenindo a falta de memória e doenças como a esclerose, alzheimer entre outras.  Já no coração, diminui o risco de ataques cardíacos, pois previne que as placas de gordura se acumulem nas artérias.

    Os ômegas 3 e 6 são gorduras essenciais para o bom funcionamento de vários órgãos. Essas gorduras não são produzidas pelo organismo, mas devem estar presentes na alimentação, pois auxilia na queda de níveis de triglicerídeos e de colesterol ruim (LDL), favorecendo o aumento do colesterol bom (HDL). Além disso, apresentam importante papel em  nos processos inflamatórios, produzindo substâncias menos inflamatórias.

    Tanto Ômega 3, como o ômega 6, agregam inúmeros benefícios aos seres humanos, tais como: 

    • melhorar a concentração;

    • melhorar a memória;

    • aumentar a motivação;

    • melhorar as habilidades motoras;

    • aumentar a velocidade de reação;

    • prevenir doenças degenerativas cerebrais.

    Lembrando que é necessário manter uma boa relação de ômega 3 e ômega 6 no organismo. Como a nossa alimentação já é bastante rica em ômega 6, diversas instituições de saúde nacionais e internacionais recomendam a ingestão periódica de ômega 3, como a American Heart Association (AHA), American College of Cardiology (ACC), e Sociedade Brasileira de Cardiologia. O ideal é procurar ajuda de um profissional na área da saúde como um médico ou nutricionista, para que a pessoa passe por uma avaliação individual.

    Leia também:

    Descubra as vantagens do ômega 3 na alimentação!

    Entenda qual é a importância do ômega 3 para sua saúde mental.


    Foto: Getty Images