Alimentação pré treino: veja qual a importância dessa refeição - Natue

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Alimentação Pré-Treino – Saiba tudo sobre o tema na Natue!

O que é? O que comer? Como fazer? Essa e outras respostas aqui!


Pre treino

Alimentação pré treino é a refeição que antecede uma sessão de exercícios físicos e tem como objetivo fornecer energia durante todo período da atividade física.

A comida pre treino deve ser composta de alimentos com carboidratos e proteínas e realizada até uma hora antes dos treinos, para evitar desconfortos.

Praticantes de qualquer modalidade esportiva podem se beneficiar com uma boa alimentação pre treino: força, aeróbico, resistência, por exemplo.

Como se alimentar corretamente no pré treino?

O principal objetivo da refeição pre treino é oferecer substratos adequados para produção de energia durante todo exercício, evitando com que o organismo utilize a massa muscular para produção de energia em decorrência da falta de glicose, dessa maneira, um correto pré-treino pode contribuir, inclusive, para hipertrofia muscular.

Por isso, um pre treino bom deve ser composto por alimentos fontes de carboidratos de lenta absorção, como cereais integrais, pães integrais, batata doce, banana com aveia, iogurte com frutas e proteínas, como frango, queijo branco ou até atum.

Se o objetivo é emagrecer com pré treino, pode-se incluir alimentos termogênicos, como chá verde ou chá de hibisco, gengibre, canela, entre outros.

É importante evitar refeições pesadas e ricas em fibras, pois possuem lenta absorção e podem causar desconfortos abdominais.

Quais os nutrientes importantes antes do treino?

Durante exercícios intensos, há o aumento na concentração de radicais livres e, por isso, além dos carboidratos e proteínas, os nutrientes com ação antioxidantes podem ser consumidos no pré-treino para neutralizar os danos causados pelo estresse oxidativo.

Exemplos de antioxidantes são vitamina C, E, betacaroteno, zinco, selênio, entre outros.

Suplementação pré treino

Os suplementos pré treino podem ser utilizados por pessoas que não conseguem fazer uma refeição antes das atividades físicas.

Além dos suplementos com a combinação de carboidratos com proteínas, também existem outras opções que podem auxiliar na melhora do rendimento esportivo, como BCAA e creatina.

Pre treino engorda

Se utilizado corretamente e nas dosagens recomendadas para cada objetivo, seja o treinamento de força ou aeróbico, os pré treinos não engordam. Por isso, é recomendado consultar um profissional da saúde antes de utilizar qualquer suplemento.




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