Quinoa/artigos

           

Quinoa: o alimento do ano!

                             Descubra os poderes da quinoa - Natue                                  

Atualmente, o mundo vem passando por constantes mudanças climáticas que afetam todos os povos. Por isso, em 2013 a quinoa foi eleita o alimento do ano pela  FAO   (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) Foram levadas em conta as qualidades nutricionais excepcionais da quinoa, sua adaptabilidade a diferentes solos e sua contribuição potencial para a luta contra a fome e a desnutrição.

quinoa é um alimento de origem andina e descoberta pelos incas da Bolívia e do Peru há 8.000 anos, mas só agora ela começa a ser apreciada pelos brasileiros e apresentadaao mundo todo. Devagar, a quinoa vem ganhando espaço nas cozinhas brasileiras, restaurantes e até mesmo nas lojas de produtos naturais. A quinoa é um alimento de alto valor nutricional devido aos aminoácidos presentes. Os  aminoácidos essenciais são aqueles que nosso corpo não produz e por isso, devem vir da alimentação. As principais fontes desses aminoácidos são alimentos de origem animal. Ao optar por fontes proteicas de origem vegetal, a de alto valor biológico como a quinoa, existe a vantagem de não aumentarmos a ingestão de gorduras saturadas e colesterol, presentes normalmente nas fontes animais (e relacionadas ao desenvolvimento das doenças cardiovasculares).  Lembrando que a quinoa é um alimento muito completo em relação às quantidades, por exemplo, de proteínas, calorias e carboidratos.

No Brasil, a quinoa é identificada por ser um grão com diferentes cores, encontrado principalmente na forma de floco, grão e farinha. Desta maneira, a quinoa pode ser consumida em sopas, saladas, molhos, pudins, pães, panquecas e até compondo pratos em substituição aos tradicionais cereais. Outra vantagem de dar inveja a qualquer cereal genuíno é a concentração de fósforo, cálcio e ferro presente na quinoa. Sem falar nos indícios de que seus fitoestrogênios, que cumprem o papel de hormônios no organismo, ajudariam a afastar a   osteoporose nas mulheres depois da menopausa.

#DicaNatue: Confira aqui  os diversos produtos à base de quinoa que separamos para você!

 

Ah, aproveite e confira uma deliciosa receita de hambúrguer de quinoa!


Foto: Getty Images