Turbinando o Sistema Imunológico

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Frio? Sistema imunológico fraco? O que fazer? Essa e outras respostas aqui!

Turbinando o sistema imunológico

Com a chegada do inverno, muita gente já começa a se preocupar com gripes e resfriados que são mais comuns nessa época do ano, principalmente porque há uma maior tendência de aglomeração de pessoas em espaços fechados, aumentando o risco de transmissão de vírus e bactérias. Evitar ambientes fechados e lavar as mãos com frequência são boas dicas, no entanto, não podemos nos descuidar do nosso sistema imunológico, pois é ele o grande responsável por manter nossa saúde em dia!

O frio interfere no nosso sistema imunológico?

Além de favorecer uma maior exposição ao micro-organismo, já que comumente ficamos em ambientes fechados, o frio pode interferir no nosso sistema imunológico principalmente por agir no sistema respiratório. Este sistema é coberto por uma mucosa cheia de cílios cuja função é dificultar a entrada de vírus e bactérias no nosso corpo. Quando o clima esfria, a mobilidade desses cílios diminui, facilitando a fixação desses micro-organismos que, dependendo de onde se instalam, podem causar tipos diferentes de infecções. Entretanto, ao contrário do que as pessoas pensam, a oscilação térmica do nosso corpo – proveniente, principalmente, da exposição a baixas temperaturas e de não nos agasalharmos corretamente – não afeta diretamente o nosso sistema imune. O que pode acontecer é que os vírus e bactérias estejam mais “ativos” no inverno aumentando as chances de atingir indivíduos imunologicamente enfraquecidos. Assim, quando o sistema imunológico está fortalecido, “ele responde mais rápido a corpos estranhos, como bactérias e vírus, evitando que fiquemos doentes com facilidade”, explica o nutricionista Waldemar Rinaldi.

E como fortalecer nosso sistema imunológico?

Segundo o médico Fábio Katayama, ter boas noites de sono, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, não praticar exercícios de forma exagerada e procurar atividades relaxantes que ajudem a diminuir o estresse são ótimas dicas para nossa imunidade estar sempre em dia. Além disso, uma alimentação rica nos seguintes nutrientes também pode ajudar – e muito. Dá só uma olhada:

 

NUTRIENTE

ONDE ENCONTRAMOS

Zinco

Carnes, frutos do mar, semente de abóbora e oleaginosas (castanhas, avelãs, nozes, pistache, amendoim)

Vitamina C

Frutas (laranja, limão, acerola, tangerina, kiwi, morango, etc); pimentão e brócolis

Glutamina

Carnes e suplementos em pó

Arginina

Soja e oleaginosas

 

Outra maneira de turbinarmos nosso sistema imunológico é com a ajuda dos probióticos. A nutricionista Rúbia Maciel afirma que essas bactérias “do bem” que colonizam nossa flora intestinal são muito importantes para nossa imunidade porque “estimulam a produção de anticorpos e células de defesa do nosso corpo e potencializam a absorção de nutrientes pelo nosso intestino”. Assim, todos esses nutrientes citados acima serão absorvidos de uma forma mais eficiente se os probióticos estiverem presentes na nossa flora intestinal, e em boas quantidades.

Além disso, produtos apícolas podem auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. Por exemplo:

Mel: além de adoçar, possui propriedades naturais que ajudam no combate de vírus e bactérias.

Geleia Real: muito rica em nutrientes e ajuda a ativar o sistema imunológico, além de dar mais disposição.

Própolis: é um potente antibiótico natural e pode ajudar a combater inflamações (como as da garganta)!






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