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Atividade Física

Atividade física

Não existe segredo. Manter o corpo em movimento não só contribui para um corpo em forma, mas também proporciona inúmeros benefícios para saúde, e a atividade física é essencial em qualquer momento da vida: desde a infância até a terceira idade. No entanto, a correria do dia a dia e as facilidades da tecnologia contribuem muito com o sedentarismo e o surgimento de doenças como a obesidade. Então, veja as nossas dicas e tenha muito mais saúde mexendo o seu corpo!

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Você sabia que existe diferença entre atividade física e exercícios físicos? A atividade física é o movimento que a musculatura produz e que gera maior gasto de energia comparado ao repouso. Caminhar, subir escada, dançar, andar de bicicleta e passear com o cachorro são alguns exemplos de atividade física.

Já o exercício físico é o movimento planejado com o objetivo de melhorar a habilidade motora e a resistência física, como musculação, luta, natação e futebol.
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A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica 30 minutos de atividades físicas pelo menos cinco dias por semana como forma de evitar o sedentarismo e prevenir doenças. Então, falta de tempo não pode ser desculpa para ser sedentário. Encontre uma atividade que proporcione prazer e reserve meia hora do seu dia para se dedicar a ela, você pode praticar atividades físicas em casa mesmo ou ir a um parque. O importante é não ficar parado!
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  • Ajuda na prevenção da obesidade, diabete, osteoporose, doenças cardiovasculares, câncer e depressão;
  • Fortalece os músculos e evita lesões;
  • Aumenta a capacidade pulmonar e a resistência cardiovascular;
  • Melhora a fadiga.
  • Aumenta a sensação de bem-estar.
  • Contribui para a melhora do sono.
  • Gera motivação para vencer limites e conquistar novas metas sempre.
  • Atividade física na terceira idade aumenta a integração social e contribui para melhorar o equilíbrio físico e mental.
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Apesar de todos os benefícios que pode oferecer para a saúde, a atividade física requer a orientação de um médico caso você tenha problemas cardíacos, musculares ou articulares. Além disso, se sentir dor, o recomendado é parar o exercício. Em caso de persistência da dor ou algum incômodo fora do normal, procure um médico. Tão importante quanto movimentar o corpo, é respeitar os seus limites!