
Gestante
É normal as gestantes ficarem preocupadas com as alterações corporais que podem ocorrer ao longo do processo de gravidez. Sintomas como dores no seio, inchaço nas pernas, estrias, são comuns na maioria das mulheres, mas podemos te ajudar a prevenir ou minimizar algumas delas.


Seios dolorosos são uma das primeiras alterações hormonais, mas devido ao aumento do seu volume, eles podem causar incômodos nas gestantes. Uma das formas de minimizar esse processo e evitar o surgimento de estrias, é a hidratação, ao menos uma vez ao dia, com produtos próprios. Além disso, é necessário o uso de um sutiã adequado ao corpo, para dar conforto e apoio aos seios. O desconforto tende a diminuir com o tempo.

As estrias são cicatrizes que ocorrem quando há destruição das fibras elásticas e colágenas na pele. O aparecimento de estrias na gravidez pode ocorrer em diversas áreas do corpo, principalmente onde há um estiramento da pele, como os seios e a barriga. Elas podem causar coceira ou arder, dependendo do caso.
Há dois tipos de estrias: as estrias recentes, que tem um aspecto de cor rósea e estrias antigas, mais esbranquiçadas, que são as mais difíceis de eliminar. Por isso, é extrema importância preveni-las. Abaixo, você pode conferir algumas dicas:
- Evite coçar o local: pois poderá destruir as fibras e aumentar as estrias.
- Faça esfoliação na pele: elimina células mortas e ajuda na formação de uma nova camada.
- Utilize cremes e óleos para estrias: o uso de hidratantes e óleos vegetais que contém vitaminas A, vitamina C, vitamina D e vitamina E, nutrem a pele e atuam na sua renovação.
- Cuide da alimentação: é importante que as futuras mamães tenham uma dieta balanceada, rica em vitaminas e minerais, como as frutas, legumes e verduras, além da ingestão de água diariamente, ajudam a nutrir a pele e previnem a formação de novas estrias.

O inchaço nas pernas e pés ocorre devido a retenção de líquidos por causa da pressão do útero nos vasos linfáticos da região pélvica. Dessa forma, é importante evitar ficar muito tempo sentada ou em pé, ou seja, fazer caminhada ajuda na circulação sanguínea e consequentemente, pode diminuir os inchaços e a sensação de pernas pesadas.

A partir do 4° mês de gestação, pode aparecer manchas vermelhas nas mãos, que desaparecem no segundo mês após o parto. Por esse motivo, deve–se ter um maior cuidado com a higiene das mãos e unhas. Lave-as bem, mantenha as unhas sempre cortadas, evite retirar a cutícula e utilize luvas quando realizar atividades domésticas.

Aqui na Natue, você encontra o Óleo Vegetal Corporal Orgânico Certificado Gestante e a Loção Hidratante Corporal para Gestante, entre outros produtos, que ajudam na hidratação da pele e na prevenção de estrias.