Kosher - 6 produtos

Alimentos kosher são aqueles aptos para o consumo por judeus ortodoxos, produzidos a partir de regras específicas, baseadas na segurança e na higiene alimentar, além de serem elaborados na presença de um rabino, o que garante que todas as normas foram seguidas. Os alimentos adequados recebem uma certificação por meio de um selo na embalagem.

Saiba mais

Kosher

 Alimentação Kosher

A alimentação de alguns povos se origina perante à valores religiosos, o mesmo ocorre com a dieta kosher, seguida por judeus.

O que são alimentos kosher?

Os alimentos kosher são todos aqueles que obedecem às leis da alimentação judaica ortodoxa.  O termo kosher, ou casher (kasher), significa “próprio”, ou seja, o que é apto ou correto para o consumo dos judeus. Uma dieta kosher é baseada tanto na segurança e higiene alimentar quanto na parte espiritual, alimentando corpo e alma.

Como é a alimentação kosher?

A alimentação kosher segue as normas do cashrut, que é o termo utilizado para o conjunto de leis alimentares dos judeus, tanto as preparações adequadas ao consumo, quanto à forma de prepará-las. Algumas dessas leis são:

Carnes: a comida kosher inclui carnes, com as seguintes limitações:

  • Apenas alguns animais são permitidos em uma dieta kasher: ruminantes com casco fendido como boi, carneiro e cabras; peixes que possuem escamas e nadadeiras e todas as aves, excluindo aves de rapina ou aves que comem carniça. Todos os animais kasher são herbívoros.
  • Todos os frutos do mar e moluscos são proibidos na culinária kosher.
  • As carnes devem ser abatidas de acordo com as regras judaicas (a dor e o sofrimento devem ser minimizados ao máximo) e o sangue deve ser drenado completamente da carne (kasherização). Os ovos devem ser bem analisados antes de serem utilizados nas preparações, afim de não conter nenhuma mancha de sangue, e podem ser utilizados tanto para preparações com leite, quanto com carne.
  • Dos animais permitidos, apenas algumas partes podem ser consumidas e não podem apresentar nenhum vaso sanguíneo ou gota de sangue.

Leite: só é permitido leite de animais kosher e todos os laticínios devem receber uma certificação cashrut para garantir que é kasher. Dessa maneira, alguns produtos sem leite são uma boa alternativa para judeus que seguem o cashrut.

Leite x carne: na comida kosher não mistura leite com carne, portanto, eles não podem ser preparados, servidos ou consumidos ao mesmo tempo. Não é permitido utilizar os mesmos utensílios para carne e laticínios. Quando se come carne, deve-se esperar pelo menos 6 horas para consumir alimentos à base de leite.

Frutas, vegetais e grãos: são considerados neutros e podem ser misturados tanto com carne quanto com leite.

Diferencial Kosher

Para garantir que um alimento é kosher, ele deve ser produzido na presença de uma rabino, que irá certificar que aquele produto foi elaborado de acordo com as regras da alimentação judaica.

Assim, ao comprar produtos kosher sabe-se que eles estão de acordo com as leis religiosas e higiênicas dos judeus.

Dieta Kosher

A alimentação judaica possui muita simbologia relacionada aos alimentos, acredita-se que a energia divina dos alimentos é capaz de nutrir o corpo e a alma. Além disso, a dieta kosher não é um tipo de comida específica, mas baseia-se nos preceitos utilizados durante o preparo dos alimentos, que são muito importantes.

O que é Certificado Kosher?

A certificação kosher é um selo mundialmente conhecido que atesta que produtos industrializados seguem as normas do kashrut. O certificado depende da total colaboração e transparência da empresa fabricante e da entidade judaica que emite este certificado.

A certificação kosher envolve uma cuidadosa pesquisa sobre todos os ingredientes de determinado produto, assim como o processo de fabricação, sendo supervisionados por um rabino, para garantir segurança a todos que seguem essa filosofia de vida.

Onde comprar os alimentos Kosher?

Na Natue, você pode comprar kosher! Confira as melhores marcas de produtos com os melhores preços.