-
Sem resultados...
-
- Preço
- -

Aminoácidos: para que servem e quais são seus efeitos?
Provavelmente você já ouviu falar da ligação proteínas e aminoácidos. Mas, para que serve aminoácido, onde encontrá-lo, quais os tipos de aminoácidos e as funções dos aminoácidos? Saiba tudo isso e muito mais aqui!


Os aminoácidos são pequenas partículas que agem em conjunto, como “tijolinhos”, para formar as proteínas – são necessários 20 aminoácidos para compor uma proteína. Porém, essa não é a sua única função, já que eles desempenham diversos papeis em nosso organismo. Vale lembrar ainda que os aminoácidos podem ser naturalmente produzidos pelo nosso organismo, mas nem todos conseguem ser sintetizados por ele, por isso devem ser obtidos por meio da alimentação ou de aminoácidos suplementos.
Hoje em dia já é possível encontrar diversos suplementos à base de aminoácido, tanto na forma de cápsulas de aminoácidos quanto na forma líquida ou em pó. Podem ser combinados ou isolados e os mais comuns são os BCAA, glutamina, arginina, HMB e taurina.

Além de formar as proteínas, os aminoácidos são importantíssimos para a construção de diversos tecidos do corpo, como a pele, os músculos e os órgãos, e ainda fazem parte da composição das nossas células, enzimas, anticorpos (células de defesa do nosso corpo) e até mesmo das nucleoproteínas (RNA e DNA). Dessa forma, os aminoácidos são partículas indispensáveis para o funcionamento adequado do nosso organismo.

- Contribuem para a formação de diversas células e tecidos do nosso corpo;
- Fortalecem nosso sistema imunológico;
- Melhoram o processo de cicatrização;
- Podem favorecer a saúde intestinal (como é o caso da glutamina);
- Aminoácidos x fadiga muscular: podem contribuir para a prevenção da fadiga durante os treinos;

Agora que você já sabe o que são os aminoácidos, deve estar se perguntando: aminoácido, musculação: qual benefício? Se você frequenta a academia, provavelmente já utilizou ou conhece alguém que tenha utilizado suplemento à base de aminoácidos para o ganho de massa muscular. Mas você sabe qual é a relação entre aminoácido x hipertrofia?
Bom, como já foi dito, os aminoácidos são de extrema importância neste processo, já que fazem parte da constituição do nosso tecido muscular. Os BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), por exemplo, compõem cerca de 1/3 das proteínas musculares. Além disso, alguns aminoácidos ainda podem diminuir a fadiga, estimular a secreção de hormônios anabólicos e substâncias vasodilatadoras (como o óxido nítrico), que favorecem esse processo.

Existem dois tipos de aminoácidos: os essenciais e os não essenciais. Os aminoácidos essenciais são aqueles que o nosso corpo não consegue produzir de forma natural, mas que são fundamentais para o seu correto funcionamento, devendo assim ser obtidos por meio da alimentação ou de suplementos alimentares de aminoácidos. Os aminoácidos essenciais são: BCAA (leucina, valina e isoleucina), arginina, histidina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina e triptofano.
Já os não essenciais são aqueles que o nosso organismo consegue produzir, como alanina, aspargina, aspartato, cisteína, glicina, glutamina, gluatamato, prolina, serina e tirosina.

A deficiência de aminoácidos pode provocar alguns sintomas, como edema (inchaço), cabelos fracos e quebradiços, perda de peso, alterações na pele, cansaço, dores e má cicatrização de feridas.

Como vimos, os aminoácidos são muito importantes para o correto funcionamento do nosso organismo, porém é necessário tomar cuidado com o excesso, já que até aquilo que “faz bem” pode ser prejudicial em excesso. Sabe-se que os rins são os responsáveis por filtrar a amônia proveniente dos aminoácidos, dessa forma, o consumo excessivo desses nutrientes pode sobrecarregar esse órgão.
Além disso, em algumas pessoas o uso de carnitina pode causar náuseas e diarreia, enquanto a fenilalanina não pode ser consumida por pessoas com fenilcetonúria (doença genética na qual a pessoa não consegue quebrar adequadamente esse aminoácido). Por isso, antes de fazer uso de qualquer suplemento, o ideal é sempre consultar um médico ou nutricionista.

Aqui na Natue, você encontra diversas opções para comprar aminoácidos sem precisar sair de casa. Aproveite esta seção especial e confira os melhores aminoácidos. Preço bom e grandes marcas você encontra aqui!