-
Sem resultados...
-
- Preço
- -

Carboidratos
Os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso corpo. Por isso, esse nutriente é indispensável na nossa dieta! Mas você sabe quais são os alimentos ricos em carboidratos? Quais seus benefícios? Os tipos de carboidratos? Quais os riscos do consumo em excesso? Então saiba mais aqui!


Os carboidratos são macronutrientes responsáveis por fornecer a maior parte da energia que o nosso corpo precisa e podem ser encontrados em diversos alimentos, como cereais, massas, frutas, etc. Eles ainda podem ser classificados em carboidratos simples, que são mais facilmente digeridos e absorvidos pelo nosso organismo, como o açúcar branco, o arroz branco, entre outros, e carboidratos complexos, que são digeridos e absorvidos mais lentamente pelo corpo, causando maior sensação de saciedade, como os cereais integrais, por exemplo.
A dieta com carboidratos é importante para atletas, praticantes de atividades físicas e indivíduos que buscam hipertrofia, porque além de ser a principal fonte de energia para o nosso corpo, esses nutrientes ativam a produção de insulina (hormônio que transporta a glicose para dentro das células), que facilita a formação de músculos.
Antes dos exercícios, o consumo adequado deste nutriente é indispensável porque o carboidrato dá energia durante os treinos, evitando a fadiga e melhorando a performance! Uma dieta pobre em carboidratos antes do treino prejudica o desempenho, favorece o catabolismo (perda de massa muscular), a fadiga e outros sintomas como tontura e desmaios.

Confira as principais funções do carboidrato para o nosso organismo:
- Representam a principal fonte de energia para o nosso corpo, especialmente para o cérebro;
- Regulam o metabolismo proteico, poupando as proteínas;
- Evitam a oxidação de gorduras e, consequentemente, a acidose metabólica.

Quando a alimentação não é capaz de suprir sozinha as necessidades diárias deste nutriente, os suplementos podem ser indicados para complementar a nossa alimentação. Muitos atletas fazem uso de suplementos de carboidratos por apresentarem um grande gasto calórico e terem suas necessidades nutricionais aumentadas. Além disso, os suplementos são fáceis e práticos para o consumo já que, na maioria das vezes, podem ser encontrados na forma de pó, géis, barras e até bebidas.
Dentre os diversos tipos de suplementos à base de carboidratos, podemos citar a maltodextrina, o waxy maize, a dextrose, ribose, entre outros.

Os carboidratos podem ser classificados conforme índice glicêmico de carboidratos de baixo índice glicêmico e alto índice glicêmico, e também conforme a estrutura em: carboidratos complexos e simples.
O índice glicêmico representa a capacidade que determinado alimento (rico em carboidrato) possui, de elevar a glicemia (níveis de açúcar no sangue) e, consequentemente, a liberação de insulina (hormônio que capta a glicose para dentro das células), após ser absorvido pelo nosso organismo.
Os carboidratos simples são rapidamente digeridos e absorvidos pelo nosso organismo, sendo assim, na maioria das vezes, apresentam alto índice glicêmico, ou seja, elevam a glicemia de forma rápida.
Já os carboidratos complexos são digeridos e absorvidos de forma mais lenta, apresentando então baixo índice glicêmico, ou seja, demoram mais para ser absorvidos e, consequentemente, elevam a glicemia de forma gradual.

Conheça agora alguns exemplos de alimentos que contêm carboidrato:
- Carboidrato simples: doces e alimentos ricos em açúcar refinado, mel, geleia, refrigerantes, arroz branco, etc
- Carboidrato complexo: cereais integrais, batata doce, lentilha, grão de bico, etc.
Por outro lado, carnes em geral são exemplos de alimentos sem carboidratos.

O consumo de suplemento de carboidrato pode gerar desconforto intestinal caso não seja feito da maneira adequada, por isso, recomenda-se seguir a orientação de um nutricionista.

Assim como todos os outros nutrientes da nossa cadeia alimentar, quando consumidos em excesso, os carboidratos podem promover o aumento de peso, sobretudo em pessoas sedentárias. Entretanto, se ingerido na quantidade correta, ele é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo.

Todos os carboidratos podem ser consumidos em quantidades adequadas, de acordo com as necessidades de cada pessoa. Mas existem alimentos ricos nesse nutriente, que não podem ficar de fora da nossa alimentação, como os cereais integrais, que também contêm grande quantidade de fibras, a batata doce, as frutas e os vegetais.
O carboidrato deve fazer parte de todas as refeições, no entanto, a quantidade e o tipo de carboidrato (simples ou complexo), depende das necessidades individuais de cada um.
Importante ressaltar que não é recomendado restringir o consumo de carboidrato, pois sua falta pode provocar fraqueza, desmaios, tontura, dificuldade de concentração, fadiga, entre outros sintomas. Além disso, o consumo excessivo de proteínas e gorduras pode acabar sobrecarregando órgãos como rins e fígado e causar aumento do colesterol no sangue, favorecendo assim o surgimento de diversas doenças.
Por isso, se o seu objetivo é perder peso, o ideal é consultar um nutricionista, para avaliação individual.

Está querendo comprar carboidratos? Nessa seção você encontra diversas opções de carboidrato, suplemento das melhores marcas! Não deixe de conferir!