Saiba mais sobre a enxaqueca - Natue

Enxaqueca

Saiba o que é Enxaqueca - Natue

O que é a enxaqueca?

Enxaqueca ou migrânea, como também é conhecida, é um distúrbio neurovascular crônico que pode aparecer em pessoas geneticamente pré-dispostas a ele. Ela pode ocorrer em qualquer fase da vida, porém é mais comum ser detectada em adolescentes ou adultos jovens e em pessoas do sexo feminino. Como principais características desse distúrbio, podemos citar a visão embaçada, a presença de pontos luminosos em zigue-zague ou até mesmo manchas mais escuras. Todos esses sintomas puderam ser detectados em 15% dos casos, antes da sensação da dor de cabeça.

A dor que se sente com a enxaqueca é pulsátil e latejante, geralmente em apenas um dos lados da cabeça, com intensidades que variam entre moderada a forte. Ela pode ser acompanhada também por náuseas, vômitos, hipersensibilidade à luz, a sons e até mesmo a determinados odores. São detectados também sintomas como irritabilidade, agitação, transtornos de humor, entre outros.

Quais são as causas e o tratamento da enxaqueca?

As causas exatas da enxaqueca ainda não foram definidas por ser uma doença multifatorial. Porém, existem algumas atitudes que podem fazer com que as crises de enxaqueca se tornem mais frequentes como, por exemplo, ficar em jejum prolongado; comer determinados alimentos como chocolate, queijos fortes, café, bebidas alcoólicas, açúcar em excesso; entre outros.

Para se diagnosticar e tratar a enxaqueca, é preciso levantar o histórico familiar e as queixas do paciente. Após verificar o nível das dores e frequência das crises, o médico pode indicar analgésicos comuns para os casos agudos e, como meio de prevenção, regular as horas de sono, a alimentação, o consumo de cafeína e indicar uma rotina mais equilibrada que incluia a prática de atividades físicas e atividades relaxantes.


Foto: Getty Images