Saiba mais sobre os flavonoides - Natue

Flavonoides

Saiba o que são Flavonoides - Natue

O que são os flavonoides?

Os flavonoides são substâncias da classe dos polifenóis encontrados em vegetais, frutas e flores. Podem ser considerados pigmentos naturais, por possuírem coloração amarela bem pálida, porém em muitas vezes, são incolores. Os flavonoides não são sintetizados pelo nosso organismo, devendo, portanto, ser consumidos por meio da alimentação. Alimentos ricos em flavonoides são, geralmente, frutas, legumes, verduras, vinhos, mel, chás de ervas, entre outros.

Para que servem os flavonoides?

Os flavonoides são muito importantes para que haja uma boa absorção e funcionamento da vitamina C pelo organismo humano. Também possuem ação anti-inflamatória, antialérgica, antioxidante e anti-hemorrágica. Além disso, os flavonoides aumentam a resistência dos vasos capilares. Eles impedem a destruição da vitamina C por meio da oxidação, aumentam a resistência a infecções, previnem o sangramento das gengivas e auxiliam no tratamento de tonturas.

Apesar de todos os benefícios que os flavonoides podem favorecer para o nosso organismo, a administração exagerada de flavonoides pode trazer complicações como: maior incidência de leucemia nos recém-nascidos (de mães que receberam doses grandes de flavonoides), dores de cabeça (enxaqueca), entre outras. Por outro lado, a deficiência no consumo dos flavonoides pode causar, por exemplo, a fragilidade capilar.


Foto: Getty Images