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Miostatina

Miostatina – você sabe o que é isso?

A miostatina é uma proteína que pertence à família dos fatores de diferenciação de crescimento (GDF-8). Sua principal função é inibir o crescimento muscular, e sua maior concentração encontra-se no músculo esquelético. A miostatina é importante para o nosso crescimento e desenvolvimento adequado, pois ela evita o crescimento exagerado do nosso corpo.

O bloqueador de miostatina ganhou destaque quando surgiu como resultado de técnicas genéticas usadas em gados para que não houvesse mais produção dessa proteína, resultando assim em animais com crescimento exacerbado dos músculos.

Este fenômeno foi chamado de “double muscling” e, diante disso, a indústria começou a desenvolver o inibidor de miostatina para ser utilizado em humanos, com o objetivo de aumentar a massa magra. Inicialmente, o bloqueador de miostatina foi desenvolvido para ser utilizado no tratamento de algumas doenças, nas quais, ocorre diminuição da massa muscular, como HIV, câncer e sarcopenia.

Devido essas ações relacionadas ao crescimento muscular do inibidor de miostatina, atletas e praticantes de atividades físicas passaram a se interessar e a usar o suplemento inibidor de miostatina para hipertrofia. Porém, a venda desta substância é ilegal para este público. Além disso, muitos desses suplementos inibidores de miostatina são vendidos ilegalmente, não possuem comprovação de eficácia e podem causar sérios danos à saúde.

Um dos maiores problemas da utilização desses inibidores é que eles não são seletivos, ou seja, eles podem inibir o controle do crescimento de órgãos, como por exemplo, o coração, resultando no crescimento exagerado do órgão.

Agora, se você deseja aumentar a massa muscular, existem alternativas mais saudáveis.

Confira algumas dicas para aumentar a massa muscular:

  • Alimentação: uma alimentação saudável e balanceada, em horários regulares, sem pular refeições, é fator essencial no crescimento muscular;
  • Suplementos alimentares: os suplementos podem complementar a alimentação e contribuir com a hipertrofia, já que existem diversos nutrientes que possuem ação anabólica;
  • Atividade física: além da já comprovada eficácia dos exercícios para aumentar a massa magra, estudos indicam que os exercícios físicos, como a musculação, podem diminuir a concentração de miostatina nos músculos, dessa forma, o crescimento muscular será maior;
  • Durma bem: durante o sono ocorre a liberação de hormônios que estimulam o crescimento, além de dar mais disposição para o treino do dia seguinte.

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