5 dicas para começar a pedalar

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

pedalar faz bem para saude

Já mostramos 5 razões para amar andar de bicicleta, o que não é uma tarefa difícil, pelo contrário, é impossível não se apaixonar pela magrela. Mesmo assim há quem tenha dificuldade em dar a primeira pedalada ou colocar em prática o que aprendeu quando criança. Por isso, ainda com base no livro Eu amo bike, da Editora MOL, separamos algumas dicas para quem está começando a pedalar.

Arruma o guidão (ou guidom, como queira chamar) e bora rodar! 🚲

Proteja-se: equipamentos para pedalar

A regra número um para quem está começando a pedalar ou mesmo para quem já domina a atividade é sempre sair de casa equipado. Use capacete e luvas. Depois, acrescente luzes piscantes, espelho retrovisor e até buzina, se possível. Quando comprar uma bicicleta, prefira lojas especializadas a supermercados. Elas têm variedade de produto e clareza nas informações, sem contar que dá até para testar a bike!

Antes de sair de casa para pedalar, cheque a bike

Verifique a pressão dos pneus – indicada na própria borracharia – freios e câmbio. Veja também se a bicicleta está regulada de acordo com suas medidas, como a altura do selim.

Consulte um médico antes de começar a pedalar

Um dos grandes atrativos da bike é que pedalar emagrece. Mas se você for sedentário, procure um médico antes, assim como deve ser feito antes de iniciar qualquer atividade física. Outra dica é começar a pedalar aos poucos, como em parques nos fins de semana.

Melhor horário para pedalar

De manhã cedinho a temperatura é amena e as ruas estão mais vazias, costuma ser um ótimo horário para pedalar. Contudo, se de dia não dá, não tem problema. À noite ou de madrugada também pode ser um bom momento, mas é preciso redobrar a atenção. Uma dica é formar grupos de ciclismo.

Pedale com cuidado pelas ruas

É importante estar sempre atento ao pedalar, sobretudo na cidade. Para evitar grandes avenidas e corredores de ônibus, a dica é traçar rotas. Mas, se não tiver outra saída e um corredor de ônibus, inevitavelmente, aparecer em seu caminho, pedale pela pista ao lado. Em qualquer situação, nunca fure o sinal e não ande na calçada! Nem na contramão (assim você diminui o risco de atropelar alguém ou ser atropelado). Evite também trafegar muito próximo ao meio-fio.

Essas são algumas dicas não apenas para quem está começando a pedalar, mas também para relembrar quem já manja tudo de bike. Não se esqueça de andar sempre com uma garrafinha de água (é importante manter-se hidratado) e carregar uma capa de chuva e proteção para sua mochila, afinal, nunca se sabe quando vai precisar dela! 😉

+ANDAR DE BIKE: BENEFÍCIOS PARA O CORPO E A ALMA

Summary
Article Name
5 dicas para começar a pedalar
Author
Description
Confira dicas essenciais para quem quer começar a pedalar e se apaixonar por esse estilo de vida - NatueLife
NATUELIFE
x