5 suplementos para ganhar massa muscular!

5 anos atrás  Por  Equipe Natue     5 Comentários

 

Suplementos para massa muscular

O suplemento não é uma espécie de milagre que vai ajudar o músculo a crescer do nada. É preciso aliar seu consumo a uma boa alimentação e uma intensa atividade física. O principal objetivo dos suplementos é dar suporte em relação à nutrição, ou seja, fornecer os nutrientes necessários e requisitados para ajudar no ganho de massa muscular de forma mais prática e eficaz.

Mas, como já dito, é preciso ter um estímulo para ver os resultados. Isso porque, como a palavra “suplemento” sugere, a ideia é suplementar e complementar a alimentação em busca do rendimento esportivo, para o crescimento do músculo.

Muitas pessoas nos perguntam quais são os melhores suplementos para ganhar massa muscular. Por isso, resolvemos fazer um post com 5 suplementos bem diversificados e diferentes entre si, mas que ajudam na conquista de massa magra!

Whey Protein

whey protein é o suplemento para ganhar massa muscular mais famoso. É composto basicamente por proteínas, formadas por uma cadeia de aminoácidos ligados. Ou seja, o whey protein fornece aminoácidos essenciais que funcionam como substrato, “tijolinhos” para o nosso músculo. Os aminoácidos essenciais são aqueles que o nosso corpo não é capaz de produzir, devendo ser obtidos a partir da alimentação ou, em alguns casos, por meio da suplementação.

Como tomar whey protein?

Geralmente, o consumo de whey protein se dá logo após os treinos, pois é quando o corpo utiliza a proteína para recuperação muscular. Mas pode variar de acordo com as necessidades de cada esportista. É recomendado consumir o whey protein diluído somente em água uma vez que o leite não é eficaz, pois diminui a velocidade de absorção dos aminoácidos.

BCAA

Formado por três aminoácidos de cadeia ramificada (L-Leucina, L-Valina e L-Isoleucina), o BCAA também é um suplemento que pode auxiliar na conquista de músculos. Ele é composto por 1/3 de proteínas.

Como tomar BCAA?

Não há uma recomendação específica em relação à quantidade de BCAA que deve ser consumida por dia.

Para quem pratica atividade física, é recomendado que os aminoácidos sejam consumidos logo após o treino, pois o BCAA pode evitar o catabolismo, reduzir a fadiga e ajudar na recuperação muscular. Lembre-se de buscar orientação de um médico ou nutricionista para estabelecer a quantidade ideal, de acordo com as suas necessidades.

ZMA

O ZMA é um complexo à base de zinco, magnésio, aspartato e vitamina B6, nutrientes que estimulam a produção e liberação de testosterona, principal hormônio anabólico, de crescimento. Tanto o zinco quanto o magnésio já mostraram ter ação no aumento de hormônios que estimulam o crescimento muscular. Entretanto, é recomendado que o consumo de ZMA seja combinado com alguma fonte de proteínas, como o whey protein. Muitos se perguntam se não há problema de mulheres consumirem o ZMA, uma vez que o suplemento aciona a testosterona no organismo, um hormônio masculino. Não há problema algum, pois as mulheres também têm esse hormônio no organismo e precisam dele.

Como tomar ZMA?

Esse suplemento, para ganho de massa muscular, costuma ser encontrado em cápsulas ou comprimidos e a quantidade a ser tomada está especificada na embalagem. O ZMA atua como um complemento de minerais, não excluindo a necessidade de proteínas. Portanto, pode ser combinado com whey protein, por exemplo. O horário de consumo, se antes ou depois do treino, indefere. Isso porque o seu efeito no organismo é crônico, ou seja, precisa ser consumido com frequência para ter resultado.

MALTODEXTRINA

Muitas pessoas acham que não, mas os carboidratos influenciam no crescimento muscular. A maltodextrina é um tipo de carboidrato essencial para fornecer energia durante o treino. Entretanto, quando não consumimos esse nutriente, nosso organismo utiliza proteínas como fonte de energia, diminuindo o ganho muscular. Além disso, o carboidrato aumenta a captação de aminoácidos pelo músculo. Por isso, em uma dieta que tem como objetivo a hipertrofia, o consumo de proteínas deve estar aliado ao de carboidratos, pois é necessária uma quantidade alta de calorias para ganho de massa quando associada ao treino.

Quando tomar maltodextrina?

O consumo adequado de carboidrato é indicado antes, durante e depois do treino, mas é necessário ficar atento ao tipo de carboidrato. A maltodextrina, por exemplo, é uma boa opção para consumir depois do treino, juntamente com um alimento ou suplemento fonte de proteínas, como o whey, albumina ou caseína, já que tem alto índice glicêmico e é absorvida de forma mais rápida pelo organismo, o que favorece a recuperação muscular e retarda a fadiga.

Quando a maltodextrina é consumida juntamente com o whey, logo pós treino, o whey protein é melhor absorvido, além de ajudar a fornecer a energia necessária, evitando que a massa muscular seja perdida.

Contudo, também pode ser consumida no pré-treino, desde que na quantidade adequada. Ela é indicada para atletas e pessoas que não conseguem atingir suas necessidades nutricionais diárias de carboidratos apenas com a alimentação.

CREATINA

creatina, substância formada a partir de aminoácidos, gera força de explosão (ajuda em atividades de explosão, como levantamento de peso e hipertrofia), já que incha as células e, inclusive, o músculo. Também ajuda a recompor rapidamente os estoques de energia, por isso a creatina é capaz de aumentar a força e a performance esportiva, e consequentemente auxilia no ganho de massa magra.

Como tomar creatina?

Geralmente, esse suplemento para ganho de massa muscular é utilizado no pós-treino e já que tem efeito cumulativo, o horário não tem diferença. Esse suplemento também ajuda no aumento de água no músculo, trazendo benefícios como crescimento e hidratação muscular.

Há mitos sobre a creatina estar associada ao cálculo renal (pedra no rim). Porém, quando tomada na dose certa e com acompanhamento de um nutricionista, dificilmente trará prejuízos para a saúde. Assim como qualquer consumo de outros suplementos, é importante o consumo de água.

A suplementação tem benefícios mesmo para quem não é atleta, pois pode auxiliar em diversas modalidades esportivas e na hipertrofia em geral. Sem contar que todos os suplementos aqui citados são aprovados pela Anvisa, ou seja, passaram por estudos científicos que comprovam o uso seguro e sem trazer riscos à saúde. Quando orientada e acompanhada por profissionais, dificilmente provocará danos para o rim e o fígado, trazendo diversos benefícios para a saúde.

A Natue é uma loja online confiável, que trabalha somente com produtos aprovados pela Anvisa e que não trazem risco para a saúde quando consumidos de forma correta.

Agora que você já sabe quais são os melhores suplementos para ganhar massa muscular, bora malhar! Isso porque não adianta apostar neles se você não fizer exercícios e treinos específicos para hipertrofia regularmente. Procure um educador físico ou personal trainer que possa ajudá-lo com seu objetivo.

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5 suplementos para ganhar massa muscular
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Quer ganhar massa muscular e não sabe como? Veja as melhores dicas de hipertrofia! Confira os 5 suplementos para ganhar massa muscular!
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