Agnus castus contribui para a saúde da mulher

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Agnus castus

O que é agnus castus

O Agnus castus (Vitex agnus castus) é uma planta da família das Verbanaceae, originária do Mediterrâneo, também conhecida como árvore da castidade. Seu fruto é fonte de flavonoides, glicosídeos iridóides e óleos essenciais, como o limoneno.  É muito utilizado como medicamento fitoterápico, e estudos apontam a sua eficácia no tratamento de alterações no ciclo pré-menstrual, sendo indicado como uma terapia hormonal alternativa nestes casos, já que apresenta poucos efeitos colaterais.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Agnus castus: para que serve

O agnus é indicado para:

  • Reestabelecer o equilíbrio estrógeno-progesterona;
  • Amenizar dores na mama e a retenção de líquidos durante a tensão pré-menstrual;
  • Melhorar irregularidades no ciclo menstrual, como a amenorreia secundária, oligomenorreia e polimenorreia;
  • Contribuir para a fertilidade;
  • Controlar a acne em adolescentes;
  • Melhorar sintomas da menopausa.

Além disso, por ser fonte flavonoides e glicosídeos iridóides, o agnus também apresenta ação anti-inflamatória, sedativa e hepatoprotetora.

Como tomar vitex agnus castus

Deve ser consumido por via oral, na forma tintura obtida a partir dos seus frutos ou de comprimidos de Vitex agnus castus. Dosagem pode variar de acordo com a individualidade de cada um, por isso, consulte seu médico.

Estudos apontam que 10 dias após o início do tratamento, já é possível notar o equilíbrio hormonal. No entanto, para obter todos os seus benefícios, o agnus castos deve ser utilizado por um longo período, podendo chegar a mais de um ano de tratamento.

Efeitos colaterais do Agnus castus

O consumo deste medicamento pode provocar alguns efeitos colaterais, como distúrbios gastrointestinais, urticária e dor de cabeça, além de poder provocar maior fluxo menstrual em algumas mulheres.

Agnus castus: contraindicação

O vitex é seguro para a maior parte das mulheres que estão em idade fértil, entretanto, mulheres grávidas ou amamentando não devem consumir o agnus castos. Além disso, o medicamento é contraindicado durante o tratamento de reposição hormonal e com o uso de anticoncepcionais.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Agnus castus contribui para a saúde da mulher
Author
Description
Conheça os Agnus castus, fitoterápico que contribui para o equilíbrio hormonal, minimiza a TPM e os sintomas da menopausa, além de aumentar a fertilidade.

Categorias -

Menu Blog
x