Alga Dulse: o “bacon” de alga que é rico em proteínas e livre de gorduras

10 meses atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Alga Dulse

Já pensou em consumir um tipo de bacon que é livre de gorduras e rico em proteínas, vitaminas, minerais e fibras? Foi descoberto por estudos da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, a alga dulse, um novo tipo de alga marinha com essas características, de origem totalmente vegetal, ideal para o público vegano e vegetariano, além daqueles que não consomem carne de porco.

O que é a Alga Dulse?

Considerada um superalimento e também conhecida como Palmaria palmata, a Alga Dulse é um tipo de alga marinha comestível encontrada nas águas profundas do Oceano Pacífico e Atlântico, com tamanho próximo de 50cm.

Apresenta cor vermelha escura e possui um leve sabor de crustáceos, porém o novo tipo descoberto, quando é frito, seu sabor e textura se assemelham ao famoso bacon, de origem animal. Pode ser adicionada crua a preparações como sopas e saladas, e desidratada, cozida ou frita para incrementar qualquer tipo de prato, além de ser uma opção de substituição do tão adorado bacon para quem é vegetariano ou não consome carne de porco.

Propriedades e benefícios da alga dulse

Considerada um superalimento, a Alga Dulce possui propriedades nutricionais muito interessantes. Assim como qualquer alga marinha, apresenta baixo teor calórico, é rica em fibras, vitaminas e minerais.

Alto teor de vitamina C

Facilita a absorção de ferro e de carotenoides, pigmento responsável por conferir a cor vermelha à alga. Este pigmento é precursor de vitamina A, e tem alto poder antioxidante. Assim, pode auxiliar a retardar o envelhecimento da pele, fortalecer a visão e ser usada para tratamento de anemias e recuperação de processos cirúrgicos, fortalecendo o sistema imunológico.

Protege a flora intestinal

Ajuda na prevenção da proliferação de microrganismos causadores de doenças, como parasitas, vermes e bactérias maléficas. Seu alto teor de fibras também auxilia no processo de digestão, aumentando a sensação de saciedade.

Fonte de minerais

Em comparação com outras algas vermelhas, contém quantidades superiores de selênio, com ação antioxidante, de potássio, ajudando a reduzir a pressão sanguínea, de cálcio, que contribui para o fortalecimento dos ossos, de magnésio e iodo, mantendo o bom funcionamento da glândula tireoide.

Rica em proteínas

Composta por proteína de alto valor biológico, possuindo todos os aminoácidos essenciais ao organismo, uma ótima alternativa de fonte proteica para vegetarianos e veganos. Quando desidratada, 16% do seu peso é composto por proteínas.

Como fazer a alga dulse?

Está disponível em versões variadas: desidratada, em pó, crua, cozida ou frita.

É mais consumida em sua forma crua, por seu sabor tenro e suave, adicionada à molhos, sopas e saladas. Também tem a opção de ser cozida, incluída em diversos tipos de receitas. Além disso, sua versão em pó pode ser utilizada em vitaminas e sucos.

Para os amantes de bacon, pode ser uma alternativa mais natural para incluir em preparações e adicionar um sabor marcante. No entanto, essa forma da alga ainda está em estudos para seu lançamento em forma de alimento. Enquanto isso, seus benefícios podem ser adquiridos pelo tipo convencional da Alga Dulse que é comercializado em lojas de produtos naturais ou importados, em suas diversas versões.

Apesar de se assemelhar ao bacon, é livre de gorduras em sua composição, e pode ser consumido sem preocupação por quem possui algum tipo de dislipidemia, como o excesso de colesterol sanguíneo. No entanto, é necessário se atentar que ao ser frito em óleo, adquire certa quantidade de gordura.

Recomendação

Mesmo com tantos benefícios para saúde e de origem natural, esta alga deve ser consumida com moderação, de preferência incluída na dieta por um profissional, médico ou nutricionista.

Por conter altas concentrações de iodo em sua composição, quando ingerida em excesso, pode causar um desequilíbrio da atividade da tireoide e consequentes problemas de saúde. Também deve-se ter cuidado por quem possui alergia à crustáceos, já que pode conter vestígios destes animais.

Summary
Article Name
Alga Dulse: o “bacon” de alga que é rico em proteínas e livre de gorduras
Author
Description
Conheça as propriedades e benefícios da Alga Dulse, uma alga marinha, rica em proteínas, fibras, vitaminas, minerais e livre de gordura. A descoberta de uma nova alterativa de fonte proteica para veganos e vegetarianos, que quando é frita adquire sabor e textura semelhantes ao bacon de origem animal.

Categorias -

Menu Blog
x