Saiba mais sobre a alimentação e a filosofia Ayurvédica

6 meses atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

alimentação ayurvedica

Ayurveda significa “ciência da vida”, e o principal conceito acredita que, tudo no universo, inclusive o nosso corpo, apresente os cinco elementos da natureza que são: Espaço, Ar, Fogo, Água e Terra. Estes elementos, expressam na filosofia Ayurveda os Doshas, que são como ‘humores’ que atuam fisiologicamente e tendem a causar o desequilíbrio e desarmonias do corpo.

Com origem indiana, a dieta ayurvédica consiste na aplicação de alimentos que darão ao seu corpo sabedoria para que consiga atingir o equilíbrio completo. É uma alimentação benéfica, e indicada para todos que buscam melhor qualidade de vida.

A dieta ayurvédica emagrece?

O principal objetivo da dieta ayurvédica não é exatamente a perda de peso. As pessoas que a seguem, acreditam que ela melhora o sistema imunológico, e com isso previne doenças. Mas a perda de peso acaba sendo uma consequência do processo. Por promover a baixa ingestão de carboidratos e gorduras, a dieta ayurvédica contribui para o emagrecimento, mas este resultado pode variar de pessoa para pessoa.

A filosofia Ayurveda acredita na teoria da ‘mente sã, corpo são’, de forma que, o que acontece no seu corpo, tanto físico quanto emocional, reflete no que, e como você come, pensa e no que faz.

O que são Doshas?

Dosha quer dizer defeito, e indica o que está em desequilíbrio no nosso corpo, levando a desarmonias psicofísicas. Os Doshas indicam os perfis biológicos de cada pessoa através de três: Vata, Pitta e Kapha. De acordo com a teoria, todas as pessoas possuem as três energias, mas sempre existirá uma ou duas que irá predominar.

Para saber qual de seus Doshas está em desequilíbrio, é necessário fazer um teste específico ou procurar um especialista para te avaliar. É importante saber que seu desequilíbrio pode mudar com o tempo, portanto, um novo teste ou uma nova avaliação de tempos em tempos pode ser necessária.

Mas afinal, quais são as características dos Doshas?

  • Vata – Frio, leve e seco são as características deste Dosha, e está relacionado aos elementos do ar. Quando esta energia está em desequilíbrio, a pessoa pode se sentir cansada e ansiosa, além de conviver com a insônia. Pode ainda causar constipação e inchaços que causam desconfortos.
  • Pitta – Este Dosha se caracteriza por ser quente, oleoso e leve, e está relacionado aos elementos fogo e água. Esta energia quando está em desequilíbrio, pode causar irritação, e estas pessoas tendem a ser intolerantes. Dificilmente sentem frio e possuem apetite elevado. Pode causar também alguns distúrbios de pele, com presença de acne e pele avermelhada.
  • Kapha – Frio, pesado e oleoso são as características deste Dosha, e está relacionado aos elementos da água e da Terra. Quando essa energia está em desequilíbrio, as pessoas tendem a apresentar comportamento possessivo e, muitas apresentam ganho de peso. Problemas respiratórios e a produção excessiva de muco também são sintomas comuns.

Como funciona a dieta Ayurvédica?

No geral, a dieta ayurvédica considera frutas, verduras e legumes da estação; leite e derivados; e frango orgânicos como alimentos saudáveis. Os peixes, o azeite de oliva, as nozes e castanhas, os cereais integrais, os temperos e condimentos também são exemplos de alimentos saudáveis.

Já as bebidas estimulantes, açúcar e sal refinados, carnes vermelha, farinha branca, refrigerantes, doces, frituras, gorduras animal, álcool e produtos com aditivos químicos devem ser evitados.

Mas se você souber o seus Doshas, conseguirá evitar os alimentos que prejudicam o equilíbrio do seu corpo de acordo com suas características, e introduzir alimentos que auxiliem na desintoxicação de seu organismo. Com o funcionamento adequado do seu corpo e de órgãos como o fígado e os rins, suas toxinas serão filtradas corretamente levando ao equilíbrio do seu corpo.

Dieta para Dosha Vata

Prioriza os sabores adocicado, ácido e salgado, e evita sabores amargos e adstringentes, mais comuns nos alimentos frios, secos, leves e gelados. É recomendado seguir uma rotina regular com café da manhã, almoço e jantar, e se alimentar em ambientes tranquilos.

Alimentos indicados:

  • Frutas maduras e adocicadas
  • Vegetais cozidos e condimentados
  • Cereais cozidos ou aquecidos (aveia, quinoa, arroz integral e trigo)
  • Lentilha, ervilha, moyashi e tofú
  • Leite e derivados orgânico
  • Frango orgânico, ovos, peixes e frutos do mar
  • Temperos e condimentos
  • Oleaginosas
  • Óleos e azeites moderadamente
  • Chá de ervas ou de especiarias como o gengibre fresco e canela
  • Açúcar mascavo, rapadura, mel, agave, sucralose e estévia

Alimentos que devem ser evitados:

  • Frutas secas
  • Vegetais crus, secos e frios
  • Cereais secos como a granola
  • Feijões e soja
  • Leite em pó e caixinha, uma vez que o leite indicado deve ser orgânico.
  • Carnes vermelhas, de porco e de coelho.
  • Bebida alcoólica, mate, café, refrigerantes, chocolate e chá preto.
  • Doces e açúcar branco, sacarina e aspartame.

Dieta para Dosha Pitta

Os sabores amargos, adocicados e adstringentes são os mais indicados e os ácidos devem ser evitados. Alimentar-se de forma regularmente e de fracionada ao longo do dia é superimportante.

Alimentos indicados:

  • Frutas maduras e adocicadas
  • Vegetais adocicados e amargos (beterraba, aipo, abóbora, espinafre)
  • Cereais (quinoa, aveia, granola, arroz branco e basmati, trigo e cevada)
  • Feijões, soja e tofu
  • Manteiga sem sal, ghee, queijo branco e leite orgânico
  • Peixe de água doce e frango orgânico
  • Condimentos (cominho, coentro, hortelã, salsa, cebolinha, sal de rocha, louro e açafrão)
  • Coco e amêndoas
  • Óleos de girassol e canola, e azeite de oliva.
  • Açúcar mascavo, estévia, agave, sucralose
  • Chás de ervas

Alimentos que devem ser evitados:

  • Frutas ácidas
  • Vegetais como berinjela, tomate e rabanete
  • Milho, centeio, arroz integral, painço e trigo sarraceno.
  • Manteiga com sal, yogurtes e queijos amarelo
  • Carnes vermelhas, ovos, peixe e frutos do mar.
  • Condimentos picantes
  • Oleaginosas
  • Óleos de milho, gergelim e amêndoa
  • Bebidas energéticas e estimulantes
  • Açúcar branco, mel e rapadura

Dieta para Dosha Kapha

O metabolismo destas pessoas costuma ser mais lento que o habitual, e a digestão tende a ser mais fraca e morosa, e por isso evitar alimentos gordurosos e doces é fundamental. Priorize os alimentos mais leves e secos, eles são os mais indicados.

Alimentos indicados:

  • Frutas mais ácidas e cítricas
  • Vegetais
  • Cevada, quinoa, milho, granola, centeio, aveia, arroz basmati, painço e tapioca
  • Feijões, ervilhas, lentilhas e tofu
  • Leite de cabra quentes e condimentado
  • Frango orgânico, ovos e peixe de água doce
  • Temperos e condimentos
  • Óleos de milho, canola e girassol de forma moderada
  • Mel, estévia e sucralose.
  • Chá de ervas e especiarias (chá e café preto e chá verde são permitidos moderadamente

Alimentos que devem ser evitados:

  • Frutas adocicadas
  • Vegetais tubérculos e tomate cru
  • Trigo, arroz integral e branco
  • Soja e moyashi
  • Leite, manteiga e queijos em geral
  • Carnes vermelhas, peixes do mar e frutos do mar
  • Sal refinado
  • Óleo de coco, azeite de oliva, gergelim e soja
  • Bebida alcoólica e bebidas fria no geral
  • Açúcar branco, rapadura e frutose

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Conheça os alimentos ideais para equilibrar seus Doshas e levar uma vida mais saudável com a dieta Ayurvédica - NatueLife

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