Alimentação Intuitiva: a chave para emagrecer sem dietas

6 meses atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Alimentação Intuitiva

Você já viveu aquele ciclo das dietas? Começar uma dieta, ela não dá certo, você exagera na comida, você se sente insatisfeito com seu corpo e começa outra dieta? Conheça o conceito de Alimentação Intuitiva, sem dietas, sem restrições e ainda pode levar à perda de peso saudável.

Dietas

Sempre há um padrão de corpo “perfeito” imposto pela sociedade, e junto com isso surgem dietas que prometem efeitos milagrosos para alcançar esse corpo. Mas a maior parte das dietas além de não funcionar também podem promover o ganho de peso.

Alimentação Intuitiva

Um dos princípios da alimentação intuitiva é auto aceitação e rompimento com dietas.

Intuição é a capacidade de entender ou identificar coisas que não dependem de um conhecimento prático.

A alimentação intuitiva tem como objetivo manter em sintonia o indivíduo, a comida, a mente e o corpo.

A fome é o principal sinal dado pelo nosso organismo de que precisamos abastece-lo para fornecer energia para realizarmos nossas atividades.

Saciedade é outro sinal dado pelo nosso corpo, de quando estamos satisfeitos, quando acabou a fome, e muitas vezes não nos atentamos a eles.

Quando fazemos dietas, ou restringimos nossa alimentação, não conseguimos ouvir esses sinais básico dado pelo nosso próprio corpo.

A alimentação intuitiva tem como base respeitar o sinal de fome e o sinal de saciedade. É a ideia de que devemos comer quando temos fome e parar de comer quando estamos satisfeitos, determinando o que, quando e quanto comer.

Outros princípios

Além de não se restringir e romper com as dietas, a alimentação intuitiva também prioriza a auto aceitação, o amor próprio e a auto estima. Aceitar o próprio corpo, as próprias limitações, e sua genética.

Além disso é importante dar a devida atenção às emoções e sentimentos, como ansiedade, solidão, tédio, que muitas vezes são escondidos e confundidos com fome levando o indivíduo a buscar bem-estar na comida. Temos que comer para suprir necessidades fisiológicas e não emocionais.

A alimentação tem que ser um momento de satisfação ao comer o que realmente quer, em um ambiente agradável, isso permite uma melhor percepção de saciedade.

É importante fazer as pazes com os alimentos, romper com o conceito de alimentos “bons” ou “ruins”. É sempre importante se exercitar e cuidar da sua saúde.

A alimentação intuitiva não é sobre quantidade ou qualidade dos alimentos, e sim com a relação de cada um com a comida.

O alimento não deve ser visto apenas pelas calorias ou pelos nutrientes como proteínas, carboidratos etc. Porque tão importante quanto se nutrir é a forma como você come. E isso a técnica do mindfulness eating pode auxiliar.

Fica dica

Quando estiver em dúvida se você está realizando a alimentação intuitiva se questione: Por que eu como? Quando quero comer? O que eu como? Como eu como? Quanto eu como? Onde eu gasto minha energia?

Tenha consciência da sua fome e procure não julgar os seus sentimentos que geram à vontade por determinados alimentos.

Escolha se irá comer ou não, se optar por comer, aproveite a refeição, saboreie os alimentes de forma consciente e prazerosa.

Summary
Article Name
Alimentação Intuitiva: a chave para emagrecer sem dietas
Author
Description
Conheça a alimentação intuitiva e descubra a chave para emagrecer sem restrições ou dietas malucas. Alimentação vai muito além de apenas nutrir o corpo.

Categorias -

Menu Blog
x